“Fortes pressões” levaram a cancelamento de protesto

 

img_4884

A Associação de Activismo para a Democracia acabou por cancelar o protesto que tinha agendado para o início da tarde de ontem, para o Largo do Senado, devido às “enormes pressões” a que foram sujeitos os membros do grupo, disse Lee Kun Yun ao PONTO FINAL.

O líder da Associação de Activismo para a Democracia alega que foi vítima de uma acção de “terrorismo político” na segunda-feira (ver texto principal), depois de ter sido retido no interior da sua própria residência por um grupo de desconhecidos que alegavam que o activista lhes devia uma grande quantidade de dinheiro.

Não bastasse o episódio, um outro membro da Associação de Activismo para a Democracia, residente no vizinho município continental de Zhuhai e responsável pela logística do organismo, está desde o final da manhã de ontem incontactável. O militante, que deveria trazer da China cartazes e faixas de apoio aos movimentos que se têm manifestado na localidade continental de Wukan, não deu sinais de vida até ao início da noite de ontem, uma situação que leva Lee Kuan Yun a aventar a possibilidade de que o activista tenha sido detido pelas autoridades da República Popular da China quando se preparava para entrar no território.

Ao PONTO FINAL, Lee Kun Yun adiantou ainda que no final da semana passada foi contactado por várias estranhos que se mostraram disponíveis para discutir, à mesa, o financiamento da Associação liderada por Lee. O activista desconfiou da generosidade dos interlocutores e recusou os convites, mas está convicto que as ocorrências estão relacionados.

Face ao que diz ser “as fortes pressões” sofridas pelo grupo, o presidente da Associação de Activismo para a Democracia decidiu suspender a acção de protesto que tinha agendada para o Largo do Senado. O dirigente tenciona exigir explicações ao Secretario para a Segurança, Wong Sio Chak, e não afasta a possibilidade de apresentar uma queixa no Ministério Público para o que denomina de “tentativa frustrada de cárcere privado”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s