Autoridades de Singapura ordenam encerramento de representação bancária

 

1_singaporeskyline9g

O banco central de Singapura encerrou esta terça-feira a representação de um segundo banco suíço sob investigação por alegadas actividades de lavagem de dinheiro ligadas ao fundo estatal da Malásia 1MDB.

A Autoridade Monetária de Singapura (MAS, na sigla inglesa) disse ter ordenado ao Falcon Bank para cessar operações na cidade-Estado devido a graves falhas nos mecanismos de controlo de lavagem de dinheiro: “O Falcon Bank demonstrou uma persistente e grave falta de compreensão dos requisitos e expectativas da MAS” no que toca ao branqueamento de capitais, indicou o organismo em comunicado.

A Autoridade Monetária de Singapura anunciou ainda que também multou os bancos DBS e UBS por violações semelhantes: “As falhas de controlo observadas no DBS e no UBS relacionam-se com dirigentes específicos do banco que não efectuaram as suas tarefas de forma eficaz”, disse o organismo, acrescentando que não encontrou “deficiências de controlo generalizadas”, nestes bancos.

O DBS foi ordenado a pagar um milhão de dólares de Singapura por dez violações, enquanto o UBS terá de pagar 1,3 milhões de dólares de Singapura por 13 violações.

O regulador tinha mandado fechar, em Maio, o banco suíço BSI por falhas semelhantes, sendo esta a primeira vez que um banco foi ordenado a encerrar em 32 anos.

O escândalo do 1MDB surgiu em meados do ano passado, quando o diário The Wall Street Jorunal e o portal Sarawak Report denunciaram que o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, tinha recebido nas suas contas bancárias privadas 681 milhões de dólares em transferências feitas através do fundo. Informações posteriores elevaram o valor a mais de mil milhões de dólares.

O primeiro-ministro negou as acusações e, após uma investigação de uma comissão anti-corrupção, o procurador-geral da Malásia decidiu, em Janeiro deste ano, ilibá-lo de qualquer responsabilidade pelo recebimento de dinheiro, que atribuiu a um donativo da família real da Arábia Saudita.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s