Roy Tam impedido de entrar em Macau

ff009594-8d4c-11e6-afd1-1c0f6e75ba2c_1280x720

O incidente com “Long Hair” e os restantes activistas de Hong Kong ontem registado não é um caso isolado. No sábado, Roy Tam Hoy-pong foi impedido de atravessar a fronteira do Terminal Marítimo do Porto Exterior, tendo-lhe sido comunicado que representava uma ameaça interna à segurança de Macau.  O activista tornou-se o quarto residente de Hong Kong a ser impedido de entrar no território no espaço de quatro dias, a par com dois ex-activistas e um cineasta.

Roy Tam, do partido Neo Democrats, conselheiro distrital nos novos territórios, ambientalista e localista, preparava-se para entrar em Macau com a família, no que disse ser uma visita de lazer. “Eu ia para Macau de férias com, a minha família. Tinha já reservado tudo, inclusive o alojamento. Ainda assim, fui impedido de entrar em Macau. Talvez seja porque Li Keqiang vai estar em Macau na próxima [esta] semana”, escreveu o activista na sua página de Facebook, citado pelo jornal South China Morning Post.

Suspeitando que seria impedido de atravessar a fronteira, Roy Tam embarcou sozinho, enquanto os familiares permaneceram em Hong Kong, escreve o mesmo diário: “Eu esperava que poderia ser impedido de entrar em Macau. Mas não esperava que os funcionários da imigração se recusassem a devolver-me o meu cartão de identidade”, referiu. “Pedi várias vezes que mo devolvessem mas eles insistiram em entregá-lo ao capitão do ferry. Só pude recuperá-lo quando regressei a Hong Kong, ao embarcadouro de Sheung Wan. Isto é totalmente irrazoável”.

Tal como aconteceu com três outros residentes da  vizinha Região Administrativa Especial, foi-lhe apresentado por parte das autoridades de Macau uma declaração escrita onde constava que o activista “representa um risco para a estabilidade da segurança interna”.

Roy Tam considerou que a proibição de entrar em Macau estaria relacionada com a chegada de Li Keqiang. Disse ainda tratar-se de uma violação da Lei Básica e dos direitos humanos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s