Pequim oferece 15 milhões de dólares a Cabo Verde

cabo-verde

A República Popular da China vai perdoar 1,54 milhões de dólares de dívida a Cabo Verde e doar-lhe outros 15,4 milhões, foi ontem anunciado no território, no final de um encontro entre os primeiros-ministros dos dois países.

Li Keqiang “anunciou um perdão de dívida pública de Cabo Verde com a China” vencida até 2015, no equivalente a cerca de 1,37 milhões de euros, “o que cria folga orçamental e financeira para que os recursos possam ser aplicados em projectos, nomeadamente sociais”, disse o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia da Silva, aos jornalistas.

O primeiro-ministro cabo-verdiano disse ainda, no final de um encontro que qualificou como “muito produtivo”, que “a China vai apoiar Cabo Verde no desenvolvimento de um grande projecto, que é a criação de uma zona económica especial em S. Vicente, ligada à economia do mar e à criação de uma base logística para o apoio à actividade de pescas”.

Pequim vai também apoiar Cabo Verde “no desenvolvimento de um programa de reabilitação de casas de pessoas mais carenciadas”, em diversas cidades do país, e reforçar as bolsas de formação na China destinadas a jovens cabo-verdianos, segundo Ulisses Correia da Silva.

O primeiro-ministro cabo-verdiano referiu ainda que o Governo chinês vai estimular o investimento de empresários da China em Cabo Verde: “Avaliamos positivamente o facto de a China se apresentar como parceiro muito forte com Cabo Verde, quer no âmbito do diálogo político, quer na cooperação para o desenvolvimento e, particularmente, na cooperação para os investimentos”, disse Ulisses Correia da Silva.

“Queremos atrair mais investimento directo estrangeiro, nomeadamente o chinês, queremos que esses investimentos tenham efeito reprodutivo na economia de Cabo Verde, na criação de oportunidades de emprego e no apoio ao crescimento económico do país”; acrescentou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s