Nove cidadãos de Hong Kong barrados à entrada de Macau

O grupo de activistas preparava-se para manifestar a sua oposição à decisão de 31 de Agosto (de 2014, sobre a reforma eleitoral na RAEHK), e apelar ao fim da ditadura de partido único. Na petição, o grupo pedia também o apuramento de responsabilidades pelo massacre de Tiananmen (1989) e exigia a libertação dos prisioneiros políticos.

HONG KONG-CHINA-LAW-POLICE-RIGHTS
Hong Kong legislator Leung Kwok-hung, known as “Long Hair”, of the League of Social Democrats speaks during a protest in Hong Kong on July 12, 2015, after at least 50 Chinese human rights lawyers and activists were detained or questioned in recent days in an “unprecedented” police swoop, rights groups said on July 11, with around 20 still feared to be held. The scale of the clampdown on the legal profession began to emerge when a friend of lawyers and staff at a single Beijing law firm known for its human rights casework said at least five had been detained in the last couple of days. AFP PHOTO / ANTHONY WALLACE (Photo credit should read ANTHONY WALLACE/AFP/Getty Images)

Apanharam o ferryboat em Hong Kong com o plano de encetar vários protestos perante Li Keqiang, durante o primeiro dia da visita do primeiro-ministro chinês a Macau, mas acabaram por ver recusada a sua entrada no território. Os nove cidadãos de Hong Kong, num grupo que incluía membros do Conselho Legislativo (LegCo) e activistas políticos, foram enviados de volta para a região vizinha.

A comitiva de manifestantes saiu às 11h45 do terminal de ferries de Sheung Wan, chegando a Macau às 12h45. Antes mesmo de o barco atracar, várias dezenas de agentes da polícia já aguardavam a chegada dos activistas que foram levados sem sequer entrarem no salão de chegadas. Entre os nove retidos, estava o deputado Leung “Cabelo Comprido” Kwok-hung (na foto), da Liga dos Sociais Democratas e o companheiro de facção política e ex-deputado Tsang “O Touro” Kin-Shing. O grupo abrangia ainda Tam Takchi da coligação People Power, e Koo Sze Yiu, do grupo esquerdista April Fifth Action.

Os activistas preparavam-se para manifestar a sua oposição à decisão de 31 de Agosto (de 2014, sobre reforma eleitoral na RAEHK), e apelar ao fim da ditadura de partido único, apelando ainda ao apuramento de responsabilidades pelo massacre de Tiananmen (1989) e à libertação dos prisioneiros políticos.

Antes do regresso, Leung Kwok-hung teve a oportunidade de manifestar ao jornal Ming Pao que, se Macau recusava a sua entrada, isso significava que a Lei Básica não passava de “papel descartável” e não podia garantir a liberdade dos residentes de Hong Kong de entrar e sair de Macau.

 

All About Macau admitido em apenas três sessões

 

A plataforma noticiosa All About Macau revelou que, apesar de se ter inscrito em 12 actividades para a imprensa no âmbito da conferencia ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, apenas foi autorizado pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) a estar presente em três.

As sessões em que o All About Macau foi autorizado a participar incluem o banquete de boas-vindas de ontem, a conferência ministerial de hoje e a conferência entre empresários e quadros da área financeira, amanhã.

“Enquanto órgão oficialmente registado no GCS, porque é que o All About Macau foi discriminado?”, questionam os responsáveis do site. “Será que tem medo de que nós demos aos cidadãos a hipótese de saberem o que pensam os líderes? Ou terá o Governo medo de que o primeiro-ministro reconheça em nós o órgão independente que representa o verdadeiro discurso dos cidadãos?”, especula.

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s