Fórum Macau reforça vocação global de Portugal

3-torres-pereira

 

O embaixador de Portugal na República Popular da China, Jorge Torres-Pereira, defendeu a “grande vantagem” do Fórum de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, como uma forma de transmitir aos investidores chineses a ideia de que Portugal pode ser um parceiro na América Latina e África.

“O Fórum Macau tem para mim a grande vantagem de reforçar a narrativa que nós transmitimos aos chineses, de que temos um relacionamento privilegiado com as geografias onde se fala português”, disse Torres-Pereira à agência Lusa.

“Quando lidam connosco, não estão apenas a lidar com Portugal e com o território europeu. Podemos ser parceiros de empresas chinesas em projetos na América Latina ou em África”, acrescentou.

O diplomata citou a cooperação entre a EDP e a China Three Gorges (CTG), como “exemplo de sucesso” da parceria luso-chinesa em países terceiros. Em 2012, na sequência de um concurso internacional, a China Three Gorges pagou ao Estado português 2.700 milhões de euros por uma participação de 21,35 por cento no capital da EDP, num dos maiores investimentos chineses na Europa.

A China Three Gorges tornou-se, entretanto, a segunda maior geradora de energia com capital privado no Brasil e tem projectos conjuntos com a EDP em vários países da Europa:

“Isto reforça a nossa atractividade para os chineses”, explicou o embaixador português.

O Fórum de Cooperação Económica e Comercial en engloba a China e todos os países de língua portuguesa, à exceção de S. Tomé e Príncipe, que não tem relações diplomáticas com Pequim.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s