Associação de Reunião Familiar manifesta-se hoje no Jardim Triangular

3-reuniao

Aproveitando a visita do primeiro-ministro, Li Keqiang, a Associação para a Reunião Familiar de Macau irá organizar hoje uma manifestação entre 13h às 18h. A marcha deverá arrancar do Jardim Triangular, na zona do Iao Hon, passar pelo Gabinete de Ligação e terminar diante da sede do Governo, onde os manifestantes pretendem entregar uma petição, reiterando o apelo para que os seus filhos maiores de idade sejam autorizados a fixarem-se no território.

No dia 28 de Setembro, a associação já tinha entregado uma petição na sede do Executivo e no Gabinete de Ligação, a pedir que o Governo local transmita o problema a Pequim, para que seja encontrada uma solução.

Há anos que a Associação para a Reunião Familiar de Macau vem apelando para que seja autorizada a reunião com os filhos que deixaram na China Continental e que entretanto se tornaram maiores de idade. Existem actualmente, segundo números do organismo, duas mil pessoas com idades entre os 30 e os 40 anos a viver do lado de lá da fronteira e que gostariam de se juntar aos seus familiares na RAEM. O impedimento legal tem origem em duas normas que os impedem de adquirir o Bilhete de Identidade de Residente (BIR) de Macau: “O progenitor deve ter obtido o BIR antes de 1 de Novembro de 2001” e “O filho não pode ter excedido a idade de 14 anos antes de 1 de Novembro de 2001”. Os que falham pelo menos um desses critérios têm ficado excluídos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s