A Art For All Society (AFA) apresenta entre 14 de Outubro e 6 de Novembro, no Macau Art Garden, a exposição “Interposition – Works by Lai Sut Weng”. A mostra de pintura conta com a curadoria de Lai Sio Kit, artista que, como Lai Sut Weng, é também representado pela associação.
Nascida em Macau, Lai Sut Weng formou-se este ano na Escola de Artes Visuais do Instituto Politécnico de Macau. No seu trabalho representa habitualmente edifícios da cidade onde cresceu. Fá-lo de forma desconstruída, numa intersecção de linhas e planos onde figuram cenas da vida quotidiana. Em entrevista à edição de Agosto da revista Macau Closer, a artista afirmava que a sua percepção mais directa de Macau vem dos edifícios que a envolvem, e que incorporam elementos portugueses e chineses. “Essa é a razão porque pinto estes edifícios de uma maneira desconstruída. É na verdade uma maneira de lembrar aos espectadores e reintroduzi-los no ambiente que os envolve”, assume.
A temática, recorrente, é a forma com que a artista pretende alertar para a preservação do património arquitectónico e cultural da cidade: “Há muitos edifícios que foram demolidos por várias razões, mas penso que muitos deles deveriam ser preservados. Se deitam abaixo todos estes edifícios e colocam apenas modernos arranha-céus no seu lugar, será ainda a nossa cidade Macau?”, interroga Lai Sut Weng, no mesmo artigo.
A artista conquistou, em 2014, o Prémio de Artes Plásticas da Fundação Oriente. Nesta que é a sua primeira exposição individual – depois da participação em várias colectivas desde 2013 – inclui novos elementos nas suas telas, mantendo, ainda assim, o vínculo à linguagem que tem desenvolvido, uma linguagem onde os edifícios locais são omnipresentes.