Quarta travessia Macau-Taipa vai ser à prova de tufão

Vão ser realizados testes de laboratório com quebra-ventos de forma a que a nova travessia entre Macau e a Taipa permita a circulação em dia de vendaval. Em fase de estudo preliminar está também uma quinta travessia entre a Península e as Ilhas, que deverá ser feita por meio de túneis subaquáticos.

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Em dia de tufão, as actuais ligações rodoviárias entre Macau e a Taipa podem ficar comprometidas. Sempre que a ventania obriga a que seja içado o sinal 8 de tempestade tropical, o trânsito é cortado nas três pontes e a única ligação disponível é o tabuleiro inferior da Ponte Sai Van. Estão, no entanto, a decorrer estudos para que a quarta ponte Macau-Taipa possa permitir a ligação entre as duas margens mesmo em dia de ciclone:

“Na fase de concepção preliminar da quarta ponte, a entidade projectista irá analisar e proceder ao projecto específico de quebra-ventos e resistência da estrutura da ponte ao vento”, adianta a Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT), numa carta assinada pelo seu director, Lam Hin San.

O responsável adianta também que os autores do projecto vão “providenciar uma maquete com quebra-ventos destinada aos ensaios a serem realizados em laboratório e testes de simulação com diferentes níveis de velocidade do vento”. As informações recolhidas nesses ensaios vão servir de referencia para a concepção da ponte.

Na carta enviada em resposta a uma interpelação escrita do deputado Si Ka Lon – que havia questionado especificamente se os quebra-ventos que iriam ser instalados na ponte serviriam para que ela pudesse “ser utilizada em dias de tufão número 8” – o director da DSAT avança: “A colocação de quebra-ventos destina-se a criar as condições de circulação rodoviária em caso de tufão”.

 

Quinta travessia ao lado da Ponte Nobre de Carvalho

 

Ainda nem está definido em pormenor o projecto da quarta ponte e o Governo já está a estudar aquela que será a quinta opção de travessia entre Macau e a Taipa. Lam Hin San adianta que o projecto ainda se encontra “em fase de estudo preliminar” e que “é necessário analisar em profundidade o traçado e os pontos de ligação da passagem”. Para já, o que se sabe é que a quinta travessia entre Macau e as Ilhas será feita por meio de túneis subaquáticos: “O local da construção dos túneis situar-se-á ao lado da Ponte General Nobre de Carvalho, uma vez que é o local onde a distância entre a Península de Macau e a Ilha da Taipa é mais curta”, esclarece o responsável.

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