Juliana Devoy vai dedicar-se à flexibilização da adopção de crianças

1-juliana-devoy

Durante vários anos Juliana Devoy, directora do Centro do Bom Pastor, foi uma das principais pessoas envolvidas no activismo social para que a violência doméstica fosse tratada como um crime público. Alcançado esse objectivo, a religiosa vai agora virar a sua atenção para a flexibilização do processo de adopção de crianças.

“A adopção deve ser promovida porque é melhor estar numa família do que numa instituição [de acolhimento]. Mas actualmente não é promovida e o processo de adopção é muito difícil. Isso vai ser a próxima luta, se Deus me der tempo suficiente”, afirmou a directora do Centro do Bom Pastor

Para a missionária existem actualmente dois problemas relacionados com a lei vigente que considerou obsoleta. Por um lado, as mães só podem dar os filhos para adopção após completarem 18 anos, o que para Devoy coloca as crianças “em espera”:

“As crianças têm o direito de crescer no seio de uma família. Acho que a Lei da Adopção em Macau é muito obsoleta. Uma pessoa não pode dar o filho para adopção se tiver menos de 18 anos, mesmo que tenha o consentimento dos pais. Isto não me parece justo para os filhos”, explicou Juliana.

Além disso, a irmã considerou que nos casos em que o pai seja ausente e não participe de forma nenhuma na educação da criança, nem esteja casado com a mãe, que é preciso dar o poder total da decisão de dar o bebé para adopção à mãe. Actualmente é sempre necessário o consentimento do pai.

“Mesmo nas situações em que não há casamento, o pai não está presente, não educa os filhos, a mãe precisa de pedir autorização do pai para dar o filho para adopção. Mesmo que não haja nenhum ligação. Isto é um obstáculo que precisa de ser reconsiderado a pensar no interesse da criança”, defendeu.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s