Delegação do TPI visita Israel e territórios palestinianos

Old City from the Mount of the Olives

Uma delegação do único tribunal internacional permanente para os crimes de guerra iniciou ontem uma visita a Israel e aos territórios palestinianos para “promover uma melhor compreensão” do seu trabalho, informou a procuradora do TPI.

A visita, de 5 a 10 de Outubro, é a primeira de membros do gabinete do procurador do Tribunal Penal Internacional desde a guerra de 2014 na Faixa de Gaza.

A delegação vai visitar Telavive, Jerusalém e Ramallah, informou a procuradora, Fatou Bensouda, num comunicado em que sublinha que a visita não se destina a investigar ou recolher provas relativas a quaisquer alegações.

A pedido dos palestinianos, o gabinete da procuradora abriu em 2015 um inquérito a alegados crimes de guerra cometidos por Israel no conflito de 2014. A guerra de Julho e Agosto de 2014 na Faixa de Gaza opôs Israel ao movimento Hamas, que governa aquele território.

Segundo números da ONU, 2.251 palestinianos, 551 deles crianças, e 73 israelitas, na maioria soldados, foram mortos no conflito. Israelitas e palestinianos acusam-se mutuamente de crimes de guerra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s