Consulado da Tailândia em Hong Kong alvo de protestos

103992845-gettyimages-599515012-530x298

Activistas pró-democracia de Hong Kong concentraram-se ao início da tarde de ontem em frente do consulado da Tailândia na antiga colónia britânica em protesto pela detenção, em Banguecoque, Joshua Wong.

Os manifestantes pediram às autoridades tailandesas para libertarem o líder pró-democracia, assim como explicações pela actuação das autoridades tailandesas, que detiveram o activista quando aterrou no aeroporto da cidade, na terça-feira à noite.

Entre os manifestantes esteve Nathan Law, do partido a que pertence Joshua Wong, o Demosisto, herdeiro dos movimentos que em 2014 ocuparam o centro de Hong Kong para reclamar mais democracia na cidade.

Nathan Law, que foi eleito deputado no mês passado, expressou a sua “profunda preocupação” pela segurança e liberdade pessoal de Wong. Várias outras formações políticas convocaram também manifestações em frente do consulado tailandês em Hong Kong para a tarde de quarta-feira.

De regresso a Hong Kong, Joshua Wong disse que à sua chegada ao aeroporto em Banguecoque esperavam-no cerca de duas dezenas de polícias e agentes de imigração.

“Mandaram-me para uma das esquadras de polícia do aeroporto e obrigaram-me a estar dentro da prisão durante 12 horas”, explicou o activista aos jornalistas da antiga colónia britânica.

“Quando perguntei o motivo da minha detenção disseram-me que não tinham de me dar explicações”, acrescentou.

“Pedi para contactar um advogado na Tailândia ou a minha família para lhes dizer que tinha chegado, mas continuaram a negar os meus pedidos”, adiantou.

Nathan Law considera que a “reputação internacional” de Wong serviu de aval para que as autoridades tailandesas o deixassem regressar à ex-colónia inglesa.

Ambos os activistas deram mais informações sobre o caso na noite de ontem, enquanto vários grupos políticos de Hong Kong convocaram mais concentrações de protesto em frente ao consulado da Tailândia na cidade, depois das realizadas ontem de manhã após ter sido tornada pública a informação da sua detenção.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s