Conexões entre Macau e Taiwan, numa exposição que reúne artistas dos dois territórios

60581425576840171

O Armazém do Boi e a Creative Macau, apresentam, entre 14 de Outubro e 20 de Novembro, a exposição “Lost in The Möbius – Taiwan Macau”. A mostra incorpora o trabalho de oito grupos de artistas, originários dos dois territórios, resultado de uma residência artística iniciada em Macau em 2014. Já exibida em Taiwan, a exposição conta com a curadoria de Natalie Wong Siu-Lam e Nicole Lai Yi-Hsin.

No período de residência decorrido em Macau, os artistas desenvolveram um trabalho de reflexão  sobre tópicos que cruzam as duas cidades: “Eles rastrearam e compreenderam a ramificação, sobreposição e intersecção na respectiva história colonial e as características culturais desenvolvidas sob a modernidade”, pode ler-se no comunicado emitido pelo Armazém do Boi. A instituição acrescenta ainda que “através do repensar de questões de identidade através do meio ambiente e através de obras de arte, esta exposição sumariza e explora as nossas posições e conexões dentro da crescente globalização e desenvolvimento urbano na Ásia”.

O projecto teve início em 2014, e numa fase inicial, diz a organização que pareceu aos artistas haver muito poucas conexões entre o desenvolvimento urbano e as paisagens das duas cidades. Perceberam, contudo, que essas mesmas conexões tinham tido início há 400 anos. Daí resultaram diferentes planos de discussão, numa tentativa de percepção da história e do status quo dos dois lugares que colocam em relação os conceitos “Doomsday [Dia do Julgamento]” e “Revival [Renascimento]”, explica a mesma nota.

A exposição começou por ser exibida na Taipei Artist Village  e na FreeS Art Space, em Taiwan, em Julho. Segue-se a apresentação no Armazém do Boi e na Creative Macau. Entre os artistas participantes estão: Yves Etienne Sonolet, Lee Tzu-Ling , Bianca Lei Sio-Chong, Noah Ng Fong-Chao, Chen Po-I, Eric Fok, You Don’t Know Me At All (Ciou Zih-yan, Ni-Hsiang, Chen Chun-Yu), Kimoto Ko (Chu Yin Hua, Hsu Tzu Han, Lin Kuan Yan) e Lee Pei-Yu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s