Amnistia Internacional critica deportação de Joshua Wong

3-thai

A Amnistia Internacional (AI) criticou esta quarta-feira a junta militar que governa a Tailândia por impedir a entrada no país de Joshua Wong, activista que liderou as manifestações democráticas em Hong Kong em 2014.

“A detenção e deportação (para Hong Kong) de Joshua Wong é mais uma prova de que o Governo militar tailandês utiliza todos os meios ao seu alcance para suprimir o discurso político no país”, sublinhou Champa Patel num comunicado.

O investigador da Aministia Internacional considerou que o Governo da Tailândia não deve misturar as suas obrigações com direitos humanos com interesses geopolíticos.

“As fronteiras tailandesas não deveriam ser empregues como ferramentas para suprimir o diálogo democrático e outros temas de interesse nacional e mundial”, adiantou Champa Patel.

As autoridades tailandesas detiveram Joshua Wong quando chegou ao aeroporto internacional de Banguecoque e deportaram-no para Hong Kong depois de permanecer 12 horas detido.

Wong tencionava dar uma conferência na quinta-feira na Universidade de Chulalongkorn em Banguecoque sobre o seu activismo a favor da democracia, no âmbito da comemoração da matança de Thammasat.

Mais de cem estudantes tailandeses foram mortos por grupos paramilitares ultra monárquicos e de ultra direita em 6 de Outubro de 1976, dias depois de uma manifestação contra o regresso ao país de dois ditadores depostos três anos antes.

A Tailândia, governada por uma junta militar desde 2014, foi alvo de duas dezenas de tentativas de golpes desde a queda da monarquia absolutista, em 1932.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s