Chaba paralisou arquipélago de Okinawa

n-typhoon-a-20161004

O supertufão Chaba afastou-se ontem do arquipélago japonês de Okinawa, onde obrigou, à sua passagem, ao cancelamento de duas centenas de voos nacionais e internacionais e à deslocação de dezenas de milhares de pessoas. A tempestade obrigou ainda ao encerramento de escolas e serviços públicos.

O tufão, o 18.º da temporada no Pacífico, avançou na direção norte, deixando Okinawa para trás a uma velocidade de 20 quilómetros por hora, pelas 08:00 da manhã desta terça-feira, após atravessar o arquipélago na véspera, de acordo com os últimos dados divulgados pela Agência Meteorológica do Japão (JMA).

As autoridades tinham lançado um alerta perante as condições meteorológicas extremas geradas pela tempestade, classificada como “violenta” pela JMA. O Chaba causou ventos de mais de 300 quilómetros por hora, precipitações torrenciais e forte ondulação.

Dezenas de milhares de pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas em 25 municípios da prefeitura de Okinawa, onde se encerraram escolas e departamentos de organismos públicos ao longo dos dois últimos dias, para evitar expor a população a perigos como inundações ou deslizamentos de terras.

Cerca de duas centenas de voos nacionais e internacionais foram cancelados, incluindo todos os operados pela All Nippon Airways (ANA) e pela Japan Airlines (JAL), informaram as duas transportadoras.

Foram canceladas também todas as ligações marítimas entre as 160 ilhas que formam  o arquipélago de Okinawa, e cerca de 4.000 casas ficaram sem eletricidade, segundo a emissora pública NHK. Até agora, as autoridades não registaram vítimas ou desaparecidos.

A JMA previam que o supertufão continuasse na direção noroeste e que pelas 22:00 de ontem se tenha aproximado da ilha de Kyushu, a terceira maior do Japão, onde também foi decretado o alerta meteorológico, apesar de as autoridades meteorológicas do Japão estimarem que a tempestade tenha perdido intensidade durante a última noite.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s