Borget e Balzac: Encontro íntimo na Livraria Portuguesa

 

2-dix_9008

É o encontro entre dois realistas franceses, forjados no arranque de um século XIX pleno de convulsões, aquele que a Livraria Portuguesa acolhe na próxima sexta-feira, às 18h30.

“Uma Perspectiva Íntima sobre Borget e Balzac”, assim se designa a palestra conduzida por Véronique Bui, professora assistente da Université du Havre. A sessão, organizada em parceria com o Museu de Arte de Macau, a Alliance Française e o Festival Literário de Macau – The Script Road, conta ainda com a presença do crítico de arte Loïc Stavrides e da curadora Agnès Delannoy.

Desde 30 de Junho que o Museu de Arte de Macau (MAM) apresenta a exposição “Auguste Borget: O Pintor Viajante na Costa Sul da China”, com a pincelada realista do artista a revelar aspectos da vivência da Macau oitocentista e dos territórios vizinhos. A viagem à volta do mundo, iniciada em 1836, incluiu uma passagem demorada pela China, com paragem em Guangdong, Fujian, Hong Kong e Macau, onde o artista esticaria a estadia por oito meses.

Dizem os anais que o encontro entre Borget e Balzac se transformou em amizade, tendo o escritor realista causado impressão profunda no pintor nascido em Issoudun. A investigação de Véronique Bui centra-se na literatura francesa do século XIX, um panteão de fundadores da literatura moderna, onde se encaixa Honoré de Balzac, em que também é especialista. Junta-lhe a investigadora um interesse nas trocas literárias e artísticas entre a França e a China, no mesmo período oitocentista e um par de artigos sobre o pintor viajante.

A Verónique Bui juntam-se Loïc Stavrides, crítico de arte que terá contribuído para a redescoberta de um menos proeminente Borget na cultura francesa. O certame leva ainda à Livraria Portuguesa Agnès Delannoy, curadora e directora dos Musées de la Ville de Bourges, onde repousa a tela “Vista do Grande Templo Chinês em Macau”, agora apresentada no MAM. Proferida em francês, a palestra terá tradução parcial em inglês e cantonense. S.G.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s