Portugal em destaque em Goa até Novembro

3-panaji

Música, cinema e gastronomia são algumas das iniciativas da Semana da Cultura Indo-Portuguesa a decorrer em Goa até Novembro para “mostrar um Portugal moderno” e “manter a ligação ao país”, disse à agência Lusa o cônsul Rui Carvalho Baceira.

“Queremos atrair as novas gerações de famílias ligadas a Portugal (…) e queremos mostrar à sociedade goesa que há um Portugal moderno, do século XXI. Com música, exposições e gastronomia queremos que Goa seja uma ponte entre Lisboa e Nova Deli”, afirmou.

A oitava edição da semana cultural arrancou no domingo, com uma exposição de pintura do artista indiano Deviprasad Rao intitulada “Lisbon Calling”, que esteve patente até quinta-feira.

“Esta exposição foi muito interessante porque retrata Lisboa e é um artista indiano que retrata Lisboa, e isto é um elemento muito interessante para este tipo de intercâmbios culturais e sessões artísticas”, disse.

O cônsul Rui Carvalho Baceira explicou que Goa é um estado muito distinto em todo o território indiano, atendendo aos 500 anos da cultura e presença portuguesa.

“Apesar de a administração portuguesa já não estar em Goa desde 1961, há muitas famílias que estão ligadas cultural e linguisticamente ao nosso país. E nós tentamos fazer estas actividades todos os anos, para não deixar cair esta presença e, por outro lado, para manter a ligação destas famílias ao nosso país, que de facto mantêm um enorme interesse pela cultura portuguesa aos mais diversos níveis”, adiantou.

Por questões logísticas, a “semana cultural” está dividida por várias datas, em iniciativas a decorrer nas cidades de Pangim e Margão.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s