Pequim expressa apoio à campanha anti-droga de Duterte

mayor-rody-duterte-1

A República Popular da China expressou ontem o seu apoio à campanha anti-droga lançada pelo Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, apesar das críticas feitas pelos Estados Unidos da América e União Europeia (UE), devido ao elevado número de mortos.

“A China entende e apoia as políticas lançadas pelo novo Governo de Duterte, gostaríamos de trabalhar em conjunto nesse aspecto”, destacou o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros, Geng Shuang, em conferência de imprensa.

A campanha lançada por Duterte já causou 3.500 mortos, no que organizações de defesa dos Direitos Humanos dizem ser uma onda de execuções extrajudiciais e assassinatos.

Durante a sua campanha eleitoral, o presidente filipino apelou às autoridades policiais e civis para que matassem suspeitos de tráfico de drogas que não se rendessem, assim como toxicodependentes.

Geng explicou que “as drogas são inimigas de toda a humanidade e é uma responsabilidade compartida de todos os países lutar contra delitos relacionados”:  “A China está decidida a fazê-lo: a nossa vontade é forte, as nossas políticas são claras e os nossos resultados notáveis”, acrescentou.

As críticas à campanha anti-droga das Filipinas já geraram fortes reacções da parte de Duterte, que recentemente afirmou que não se importava com as preocupações demonstradas pelo Parlamento Europeu quanto aos direitos humanos no país.

O líder filipino, que planeia visitar a China em Outubro, expressou por várias vezes a sua vontade de formar um “bloco” junto com a China e Rússia, face à influência dos EUA na região Ásia Pacífico.

A aproximação de Manila a Pequim representa uma alteração de forças no leste asiático, depois de as relações entre os dois países se terem deteriorado nos últimos anos, face à disputa pela soberania das ilhas Spratly, em que Washington apoiou as Filipinas, o seu aliado tradicional na região.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s