Exposição sobre refugiados de Xangai será exibida em Lisboa e Guimarães

SCMP p34-1273.jpg

Lisboa acolhe no próximo mês uma exposição sobre o regresso a Macau de residentes em Xangai, devido à invasão japonesa de 1937, a II Guerra Mundial e a guerra civil na China, que estará patente em Guimarães em 2017.

Organizada pelo Arquivo Histórico de Macau e já exibida na cidade, a exposição “Refugiados de Xangai. Macau (1937-1964)” inclui cerca de uma centena de documentos que ilustram a diáspora macaense no mundo, incluindo o processo de adaptação em Macau dos oriundos de Xangai que abandonaram aquela cidade chinesa devido aos conflitos.

“Desde meados do século XIX, a comunidade macaense emigrou para diversas regiões do mundo, e as cidades de Hong Kong e Xangai foram os dois núcleos de maior fixação dos emigrantes macaenses”, refere o comunicado sobre a exposição.

“Com a invasão japonesa de 1937, a II Guerra Mundial e a guerra civil da China, os macaenses residentes em Xangai foram obrigados a regressar a Macau, tendo alguns fixado residência em Macau e continuando outros o movimento migratório para outros países, sobretudo para o continente norte-americano (EUA, Canadá) e Brasil, Portugal, Angola e Moçambique”, adianta.

A exposição “Refugiados de Xangai. Macau (1937-1964)” inclui ainda documentação sobre o percurso de Clementina Fernandes, uma refugiada macaense de Xangai em trânsito para outras partes do mundo.

A mostra vai estar patente no Centro Científico e Cultural de Macau em Lisboa entre 11 de Outubro e 29 de Janeiro. Já no próximo ano, entre 03 de Março e 01 de Setembro, vai poder ser vista no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta da Câmara Municipal de Guimarães.

A exibição em Portugal é a primeira acção realizada no âmbito de um acordo de cooperação assinado no ano passado entre o Instituto Cultural de Macau e o Centro Científico e Cultural de Macau, do Ministério da Educação e Ciência de Portugal, que inclui entre outras actividades a co-edição de estudos, artigos e catálogos em língua portuguesa, chinesa e inglesa.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s