Comércio externo caiu 17,1 por cento nos oito primeiros meses do ano

macau-rua-comercio-tradicional

O comércio externo do território caiu 17,1 por cento nos oito primeiros meses do ano, atingindo 52,96 mil milhões de patacas, indicam dados oficiais ontem divulgados.

Segundo a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos, Macau exportou até Agosto mercadorias avaliadas em 6,91 mil milhões de patacas – menos 5,4 por cento face ao período homólogo do ano passado – e importou bens na ordem dos 46,05 mil milhões de patacas, menos 18,7 por cento do que em igual período de 2015.

O défice da balança comercial atingiu, por conseguinte, 39,13 mil milhões de patacas nos primeiros oito meses do ano. As exportações de mercadorias para Hong Kong diminuíram 12,5 por cento e, em contrapartida, aumentaram em 0,8 por cento as que tiveram a República Popular da China como destino.

Já para a União Europeia e para os Estados Unidos as exportações desceram, respectivamente 23,8 e 28,2 por cento. Nas importações verificaram-se quebras acentuadas na compra de mercadorias com origem na República Popular da China (-21,1 por cento) e da União Europeia (-11 por cento).

O comércio externo desceu 4,5 por cento em 2015 para 99,87 mil milhões de patacas, a primeira diminuição desde 2009. A economia de Macau encontra-se em queda desde o terceiro trimestre de 2014, ano em que, pela primeira vez desde a transferência do exercício de soberania de Portugal para a China, em 1999, o PIB registou uma diminuição (-0,9 por cento). Em 2015, o PIB caiu 20,3 por cento.

Já no primeiro trimestre do ano, a economia registou uma contracção real de 13,3 por cento em termos anuais e de 7,1 por cento no segundo.

A queda do Produto Interno Bruto  relaciona-se com a queda das receitas dos casinos, que começaram a cair em Junho de 2014, as quais constituem a principal fonte de receitas públicas e figuram como o pilar da economia de Macau, o propalado maior centro de jogo do mundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s