Receitas das agências de viagens caem mais de 10 por cento em 2015

macau-tourists-e1452763317347

As receitas das agências de viagens cifraram-se em 6,5 mil milhões de patacas em 2015, o que representa uma diminuição de 10,6 por cento relativamente a 2014, de acordo com os números divulgados ontem pela Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

Embora as receitas geradas através das excursões até tenham registado um aumento de 7,6 por cento, para 1,96 mil milhões de patacas, o certo é que, por outro lado, as receitas das vendas de passagens e bilhetes de transporte – que movimentaram 1,9 mil milhões de patacas –  e com a reservas em quartos de hotéis e pensões – 1,09 mil milhões de patacas – registaram quebras homólogas acentuadas de 17,9 por cento e de 31,6 por cento, respectivamente. A provável razão para essa descida prende-se, de acordo com os Serviços de Estatísticas e Censos, com o uso cada vez mais vulgarizado da reserva de quartos de hotéis e de bilhetes de avião através da Internet, em detrimento do recurso a agências de viagem para realizar essas operações.

No ano em análise, havia 250 agências de viagens em actividade (mais 13 do que em 2014), sendo que o pessoal ao serviço das agências de viagens totalizava os 4545 trabalhadores  no final do ano passado (mais 343), dos quais 1404 eram motoristas, representando 30,9 por cento do total do pessoal ao serviço das agências.

As despesas das agências de viagens cifraram-se em 6,21 mil milhões de patacas, o que traduz uma diminuição de 9,5 por cento, em comparação com o ano prévio.

A análise das estatísticas da DSEC conclui ainda que o valor acrescentado bruto, ou seja, o contributo do sector para a economia do território, foi de mil milhões de patacas, tendo descido 4,8 por cento, face a 2014. O excedente bruto das agências de viagens em 2015 fixou-se em 297 milhões de patacas, menos 28,5 por cento, em termos anuais. A proporção do excedente bruto destas agências foi de 4,6 por cento, uma diminuição de 1,1 por cento face ao ano anterior.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s