Indonésia: Erupção surpreende 400 turistas em Lombok

 

As autoridades indonésias lançaram ontem uma operação de grande dimensão para retirar de uma montanha da ilha de Lombok cerca de quatro centenas de turistas. Os turistas, a maior parte dos quais estrangeiros, foram surpreendidos na terça-feira pela erupção do Monte Barujani.

1-china-volcano

Equipas de resgate foram esta quarta-feira mobilizadas na Indonésia para retirar cerca de 400 turistas de uma montanha muito procurada para o “trekking”, uma modalidade de caminhada que está a ganhar adeptos no Sudeste Asiático, após a erupção de um vulcão, noticia a Agência France Press.

O monte Barujai entrou em actividade na tarde de terça-feira, quando começou a expelir fumo e cinzas para os céus de Lombok, ilha próxima de Bali. Num período de 24 horas a nuvem de fumo e de cinza incandescente emanada pela chaminé vulcânica transformou-se numa gigantesca coluna com quase dois quilómetros de altura, disse um porta-voz da agência nacional de gestão de catástrofes naturais da Indonésia, Sutopo Purvo Nugroho.

Quando a erupção se produziu, quase quatro centenas de pessoas estavam perto do monte Barujani, um cone vulcânico na cratera do vulcão Rinjani, com 3.726 metros de altitude.

“Uma equipa de socorro foi destacada para o monte Rinjani para retirar os turistas. Os socorristas partiram hoje [ontem] de manhã”, disse o porta-voz à AFP.

As autoridades recomendaram aos caminhantes para ficarem a pelo menos três quilómetros do vulcão em erupção, que constitui uma atracção no programa de ‘trekking’ de vários dias realizado anualmente por milhares de turistas até ao cume do monte Rinjani.

Nugroho precisou que 389 pessoas – a maioria  turistas estrangeiros – entraram desde domingo no parque nacional onde fica situado o monte Rinjani, um dos 129 vulcões activos no arquipélago situado no “anel de fogo do Pacífico”, e que alguns poderão ter-se aventurado fora dos trilhos oficiais.

O nível de alerta do vulcão foi elevado na terça-feira, mas mantinha-se ontem a dois níveis da categoria mais elevada.

As cinzas expelidas pelo vulcão não causaram perturbações no tráfego aéreo durante o dia de ontem, informou um porta-voz do Ministério dos Transportes, Hemi Pramuraharjo, questionado pela France Press.

Alguns voos com destino e a partir da ilha de Bali foram cancelados durante a noite, mas o aeroporto de Lombok não foi afectado. Uma breve erupção no monte Rinjani em Agosto levou ao encerramento do aeroporto de Lombok e causou perturbações nos voos para Bali.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s