Canadá financia aquisição de cem locomotivas por Angola

 

A Export Development Canada, agência de crédito do Governo canandiano, vai financiar a aquisição, por parte de Luanda, de uma centena de locomotivas. Para tal, Angola vai contrair um empréstimo no valor de 340 milhões de dólares.

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Uma agência de crédito do Canadá vai financiar em mais de 340 milhões de euros a compra, por parte do Governo de Angola, de uma centena de locomotivas à norte-americana General Electric, conforme autorização governamental a que a agência Lusa teve ontem acesso.

Em causa está um negócio global que ascende a 382 milhões de euros, autorizado por despacho do Presidente angolano desde Junho de 2015, mas que a crise financeira e económica que afecta o país tem vindo a adiar a concretização.

Um despacho presidencial de 15 de Setembro último, autorizou entretanto o contrato de financiamento do Governo angolano com a Export Development Canada para este projecto, no valor global de 386 milhões de dólares.

A decisão é justificada no documento com o objectivo de “diversificação de recursos financeiros” e garantir a concretização do projecto, lê-se no documento.

Trata-se de um negócio para a compra de 100 locomotivas do modelo GE C30-ACi, por 429.505.114,50 dólares a fornecer pela empresa AEnergia SA, mas cujos despachos anteriores, agora revogados, previam o financiamento por uma linha de crédito do Eximbank, instituição bancária dos Estados Unidos da América que financia as exportações do país.

A Export Development Canada é uma agência de crédito e financiamento às exportações do Canadá, apoiando empresas nacionais no processo de internacionalização e captação de investimentos, operando em colaboração com o governo canadiano.

Num outro despacho, a mesma agência canadiana é contratada para financiar, dentro do mesmo montante negociado, a modernização e actualização tecnológica das locomotivas GE-U20C, já ao serviço em Angola, que representa um negócio de 24,1 milhões de dólares.

Nos últimos dez anos, a reabilitação da rede ferroviária angolana, destruída por quase 30 anos de guerra civil, envolveu a aquisição de 42 locomotivas, 248 carruagens de várias tipologias e 263 vagões.

A reabilitação das três linhas nacionais edificadas durante o período colonial – Caminho de Ferro de Luanda, Caminho de Ferro de Benguela e Caminho de Ferro de Moçâmedes -, envolveu 2.612 quilómetros de rede e a construção de raiz de 151 estações ferroviárias.

Foram investidos neste período, nestas obras, cerca de 3,5 mil milhões de dólares, executadas por empresas da República Popular da China.

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