Obras de recuperação do Seminário de São José começam até ao fim do ano

st_josephs_church_macau

As obras de recuperação do telhado do edifício do Seminário de São José, que tem infiltrações e danos na estrutura de madeira, vão arrancar até ao final do ano. Os trabalhos foram ontem apresentados por Deland Leong Wai Man, Chefe do Departamento do Património Cultural, durante a reunião do Conselho do Património Cultural.

Após o colapso do telhado da Igreja de Santo Agostinho, o Instituto Cultural criou um grupo para analisar as condições de conservação do património classificado. Entre os espaços que necessitam de obras estão a Igreja e o Edifício do Seminário de São José, a Igreja de Santo Agostinho, a Igreja de Santo António e o Armazém do Boi.

Sobre a Igreja de Santo Agostinho, Leong Wai Man explicou que foi contratada uma empresa de consultadoria para fazer uma inspecção ao espaço, que vai ser terminada até ao final do próximo mês. Depois vão ser realizadas obras de acordo com as necessidades.

Em relação ao edifício do Seminário de São José, Deland Leong sublinha que houve a necessidade de fazer um reforço de emergência no telhado, após terem sido detectadas deslocações de telhas e componentes de madeiras danificados. No entanto para resolver outros problemas são necessários mais trabalhos que vão começar ainda este ano. Na mesma situação encontra-se o Armazém do Boi, sendo que para este espaço não foi avançado um plano para as obras.

Também para a Igreja de Santo António está a ser elaborado um plano de recuperação, sendo que na inspecção foram encontradas infiltrações de água e quedas de reboco no altar lateral e no confessionário.

Finalmente o grupo especializado do Instituto Cultural concluiu que o telhado da Capela da Nossa Senhora da Penha “está bem boas condições”. Deland Leong afirmou ainda que já foram terminadas obras no edifício para resolver o problema das infiltrações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s