Nuvens e aguaceiros deverão atravessar Semana Dourada

Macau não será afectada pelo tufão Megi, que por estes dias atinge Taiwan. A garantia foi ontem dada pelos Serviços Meteorológicos e Geofísicos, que ontem deram conta de um agravamento do estado do tempo mais para o final da semana, com as nuvens e os aguaceiros a marcar presença nos primeiros dias da Semana Dourada.

3-tufao

O tufão Megi não vai afectar Macau directamente. A garantia foi ontem transmitida pela Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos. O estado do tempo deverá contudo agravar-se mais para o final da semana, apresentando-se muito nublado e com a possibilidade de aguaceiros. A influência do tufão em Taiwan levou ontem ao cancelamento de 12 voos com destino à Ilha Formosa, tal como de 13 ligações aéreas provenientes daquele território.

O tufão Megi, que ontem se encontrava “a uma distância de cerca de 850 quilómetros de Macau”, não deverá atingir a RAEM, garantiram ontem os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG): “O vento no centro do ciclone tropical Megi é de cerca de 160 km/h, movendo-se a 20 km/h para a direcção de oés-noroeste. De acordo com a rota actual, prevê-se que o ciclone tropical atravesse Taiwan hoje [ontem] e se desloque para Fujian. Vai atingir novamente terra na área costeira de Fujian amanhã de manhã [hoje]. A força do Megi vai enfraquecer e não vai afectar Macau directamente”, pode ler-se no comunicado ontem divulgado.

A previsão dos serviços apontava ontem para que o ciclone tropical se localize dentro da área de 800 quilómetros de Macau, o que obriga a um acompanhamento contínuo, não havendo ainda decisão sobre se será içado qualquer sinal: “Os serviços vão continuar a acompanhar atentamente o desenvolvimento e a rota do Megi. Assim, a decisão de içar o sinal nº 1 de tufão, vai depender do efeito deste sistema sobre o clima na área do Delta do Rio das Pérolas”.

Os efeitos climatéricos do Megi fizeram-se sentir ontem, com o acentuar do tempo quente: “Afectado pela corrente descendente da periferia do tufão, hoje [ontem] o tempo apresentou-se quente com bruma seca”. A mesma nota dos SMG aponta para o final da semana – altura em que tem início a Semana Dourada – um agravamento da situação, com a presença de nuvens e a eventualidade de aguaceiros: “Depois de atingir terra, o ciclone tropical Megi vai continuar a movimentar-se para noroeste, e deste modo a banda de nuvens externas vai afectar a região de Macau, gradualmente durante o dia de amanhã [hoje]. Mais tarde na semana, o tempo vai agravar-se e passará a apresentar-se principalmente muito nublado com possibilidade de alguns aguaceiros”, adiantaram os serviços. Na mesma nota, os Serviços Meteorológicos e Geofísicos apelaram ainda à população para “que preste atenção às condições meteorológicas e que tenha os guarda-chuvas preparados”.

MEGI IMPÕE CANCELAMENTO DE VOOS DE E PARA A ILHA FORMOSA

Devido à influência do Megi em Taiwan, o Aeroporto Internacional de Macau (AIM) procedeu ontem ao cancelamento de 12 voos com destino a várias cidades da Ilha Formosa. De acordo com informação veiculada pelo Aeroporto Internacional de Macau, três ligações aéreas com destino a Taipé foram canceladas na manhã de ontem, entre as 9h35 e as 13h15, operadas pela Air Macau, Transasia Airways e Eva Airways. Da parte da tarde, e até ao final do dia, entre as 14h55 e as 23h05, o AIM avançou ainda para o cancelamento de nove ligações aéreas com destino a Taipei, Taichung e Kaohsiung, operadas pelas companhias Transasia Airways, Air Macau, Eva Airways e Tiger Air Taiwan.

Também no sentido inverso se verificaram paralisações. Na manhã de ontem foram cancelados cinco voos provenientes de Taipé, que deveriam ter chegado ao AIM entre as 9h50 e as 12h50. Ligações operadas pela Air Macau, Transasia Airways e Eva Airways. Da parte da tarde e até à noite os passageiros de oito voos com destino a Macau, que partiam de Taipé, Taichung e Kaohsiung, foram impedidos de deixar Taiwan. As ligações, entre as 13h55 e as 22h25 eram operadas pela Air Macau, Transasia Airways, Eva Airways e Tiger Air Taiwan.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s