Megi deixa China e Taiwan em alerta

1-megi

A Formosa ontem e a China a partir de hoje e ao longo dos próximos dias. As autoridades de um e do outro lado do estreito de Taiwan estão em estado de alerta e adoptaram medidas de prevenção face à chegada do tufão Megi, o terceiro a afectar a costa oriental chinesa desde o início do mês. Pequim e Taipé prevêem chuvas torrenciais nas suas áreas costeiras, informaram ontem as autoridades do Continente.
O Megi encontrava-se a 850 quilómetros a sudeste da cidade de Xiamen, na província de Fujian, na noite de segunda-feira na China, deslocando-se a 20 quilómetros por hora, com ventos de 166 quilómetros por hora.
Naquela província continental – onde este ano morreram já dezenas de pessoas – devido a tufões, esperam-se precipitações de até 400 milímetros. Na cidade de Cantão, ordenou-se também o regresso de embarcações ao porto e encerraram-se inúmeras atracções turísticas. Esta e outras províncias do sudeste chinês anunciaram já um dispositivo de emergência moderada, de nível 3.
Em Taiwan, o Serviço Meteorológico Central da ilha advertiu para a possibilidade de inundações e deslizamentos de terra, com a chegada do tufão.
O transporte aéreo e ferroviário da ilha esteve durante todo o dia de ontem paralisado, milhares de pessoas foram retiradas e 35.555 soldados mobilizados para operações de resgate e ajuda, segundo informou o Ministério de Defesa.
Os militares da ilha prepararam 92 acampamentos para receber civis retirados de casa e um total de 3.692 veículos, 14 helicópteros S-70C, 14 veículos anfíbios de assalto AAV-7, oito veículos blindados e várias embarcações. O centro do tufão encontrava-se ao início da manhã de ontem a poucos quilómetros da costa oriental de Taiwan e eram esperadas chuvas de até 900 milímetros em várias partes da ilha, aumentando o perigo de inundações e deslizamentos de terra, em especial nas zonas montanhosas.
Todo o território está paralisado e a presidente da ilha, Tsai Ing-wen, aconselhou os cidadãos a não saírem de casa.
A principal estrada ao longo da costa leste de Taiwan e várias outras vias do norte e centro foram também encerradas, informou ontem o Centro de Respostas e Emergências.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s