Mão-de-obra importada continua a crescer

1-workers

No final do mês passado, trabalhavam no território 182.178 trabalhadores contratados no exterior, um contingente que é superior em 1991 efectivos ao registado no período homólogo do ano passado, de acordo com dados oficiais divulgados nesta terça-feira.

De acordo com os dados da Policia de Segurança Pública, ontem disponibilizados no portal da Direcção para os Assuntos Laborais, o número de trabalhadores não residentes também aumentou face ao registado no final de Julho, contando-se no final de Agosto mais 1139 imigrantes no território.

O universo de mão-de-obra importada equivalia no final do mês passado a 45,5 por cento da população activa e a 46,4 por cento da população empregada, estimadas no período compreendido entre Junho e Agosto.

A República Popular da China continua a ser a principal fonte de trabalhadores recrutados ao exterior, com 117.979 (64,7 por cento do total), mantendo uma larga distância das Filipinas, que ocupa o segundo lugar (com 25.690 imigrantes) num pódio que se completa com o Vietname (14.799).

O sector dos hotéis, restaurantes e similares continua a figurar como o que mais absorve mão-de-obra importada (49.371 dos trabalhadores não residentes operam na hotelaria e na restauração), seguido do da construção civil, que  emprega 41.470 trabalhadores importados.

Os trabalhadores não residentes, portadores do chamado ‘blue card’, apenas podem permanecer em Macau enquanto estiver válido o seu contrato de trabalho, não possuindo direito de residência.

Apesar de perfazerem mais de um quarto da população de Macau (27,9 por cento dos 652.500 habitantes estimados no final de Junho), os trabalhadores não residentes não contam, por exemplo, com um mandatário formal de uma associação de imigrantes no seio da Concertação Social.

A ala laboral tem assento, mas a situação dos trabalhadores não residentes difere da dos locais, sendo regulada por uma lei específica.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s