Universidade de Macau acolhe exposição sobre Sun Yat-Sen

FILE SUN YAT-SEN

A Universidade de Macau acolhe desde sábado uma mostra fotográfica sobre a frutuosa relação que o primeiro presidente da República da China, Sun Yat-Sen, cultivou com as comunidades chinesas espalhadas pela diáspora. A exposição “Sun Yat-sen e os Chineses Ultramarinos” reúne mais de sete dezenas de instantâneos fotográficos relativos às actividades revolucionárias do chamado “pai da China moderna”, bem como do apoio dado pelos chineses ultramarinos ao médico e militante republicano que e m 1911 abriu caminho à instauração da república na China.

De acordo com um comunicado de imprensa ontem enviado às redacções pelo Instituto Cultural. a exposição tem por objectivo permitir que o público do território possa “aprofundar o conhecimento da relação estreita entre a carreira revolucionária de Sun Yat-Sen e os chineses ultramarinos”.

À inauguração da exposição seguiu-se,  no Salão Universitário da Universidade de Macau, a edição de 2016 do “Concerto Global dos Artistas Chineses”, um certame dinamizado desde há dois anos pelo Gabinete para os Assuntos dos Chineses Ultramarinos junto do Conselho de Estado e organizado pela primeira vez fora das fronteiras da República Popular da China.

O certame, que assinalou com mais de uma semana de antecedência o 67.o aniversário da República Popular da China, trouxe ao território a Orquestra Chinesa Ultramarina – um “ensemble” composto por cerca de uma centena de músicos  que integram 40 das mais prestigiadas orquestras chinesas ou internacionais – para um concerto conduzido pelo Director Musical da Orquestra de Macau,  o maestro Lu Jia. Pelo palco do Salão Universitário da Orquestra de Macau passaram alguns dos mais cotados cantores líricos chineses da actualidade, como Yan Weiwen, Wang Xiufen e Yuanming Song, numa iniciativa que contou também com a participação do Segundo Coro de Zhongshan, proveniente da cidade-natal de  Sun Yat-Sen.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s