“Bahamas Leaks”: Chui Sai On e Chui Sai Cheong ligados a empresa fantasma

O Chefe do Executivo e o deputado da Assembleia Legislativa foram associados a a empresas offshore por terem sido directores da Yee Shing International Limited, uma empresa-fantasma com sede nas Ilhas Virgens Britânicas.

bahamas

Chui Sai On e Chui Sai Cheong estão referenciados no chamado “Bahamas Leaks” por terem sido directores de uma empresa fantasma – a Yee Shing International Limited – com sede nas Ilhas Virgens Britânicas. A revelação foi feita pelo portal Hong Kong 01 no âmbito do “Bahama Leaks”, uma fuga de informação sobre as empresas offshore registadas nas Bahamas entre 1990 e 2016.

De acordo com a informação disponibilizada pelo portal, a Yee Shing International Limited era uma subsidiária da empresa listada em Hong Kong Hopewell Holdings Limited, cuja actividade inclui a construção de empreendimentos como os edifícios Nova Taipa Garden e Nova City, em Macau.

A empresa foi inicialmente registada, em 1993, através do escritório de advogados Mossack Fonseca – que se tornou conhecido no âmbito do “Panama Papers” por criar empresas offshores – e a informação que existe sobre a mesma data até 2010, altura em que prescindiu dos serviços do escritório de advogados.

Em relação ao Chefe do Executivo, Chui Sai On foi director da empresa entre 31 de Julho de 1997 e 30 de Julho de 1999, altura em que se demitiu. Doze dias depois da demissão, Chui foi anunciado como o futuro secretário para os Assuntos Sociais e Cultura.

Já o envolvimento de Chui Sai Cheong, de 61 anos, com a Yee Shing International Limited é mais duradouro. O irmão do Chefe do Executivo foi um dos membros fundadores da empresa-fantasma em 1993. Depois demitiu-se em 1994, e voltou a integrar a administração da empresa em 1997.

Em 2010 quando a Hopewell Holdings Limited coloca um fim à parceria com o escritório Mossack Fonseca, Chui Sai Cheong é uma das pessoas a assinar a carta de rescisão da parceria. A outra pessoa que também assina o documento é Thomas Jefferson Wu, filho de Sir Gordon Wu, fundador e gestor da empresa Hopewell Limited.

Se em relação a Chui Sai On a situação parece simples, o mesmo não parece ser o caso com Chui Sai Cheong, de acordo com o portal Hong Kong 01. É que apesar de ser deputado desde a transição, Chui Sai Cheong não mencionou a posição de director da Yee Shing International Limited na Declaração de Bens Patrimoniais e Interesses. Isto apesar de Chui Sai Cheong ter revelado informação relativa a 18 cargos e participações em empresas.

O PONTO FINAL entrou ontem em contacto com o Gabinete de Comunicação Social (GCS) para ter uma reacção a estas notícias por parte do Chefe do Executivo, mas à hora de fecho da edição não tinha recebido uma resposta.

No entanto, na sexta-feira, o GCS disse à Rádio Macau que desde 1999 Chui Sai On desligou-se “de todos os cargos ocupados em organizações sociais e empreendimentos particulares antes de tomar posse no Governo”. No mesmo comunicado, Chui Sai On afirma ter realizado a declaração de bens consoante a Lei Básica de Macau.

 

O PONTO FINAL tentou igualmente entrar ontem em contacto com Chui Sai Cheong sobre esta questão, mas também não conseguiu obter qualquer resposta.

O “Bahamas Leaks” foi revelado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, à imagem do que sucedeu com os “Panama Papers”. A fuga de informação foi conseguida pelo jornal alemão Sueddeutsche Zeitung e envolve 1,3 milhões de ficheiros relativos a 176 mil companhias e 25 mil administradores e funcionários nomeados pelas empresas offshores.

Apesar de serem regularmente a práticas como lavagem de dinheiro ou evasão fiscal, tanto as empresas fantasma como as companhias offshore podem funcionar em regimes totalmente legais.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s