Nova Biblioteca Central deverá receber oito mil visitantes por dia

_mg_1226

Chan Peng Fai, presidente substituto do Instituto Cultural sublinhou ontem, aos microfones da emissora em língua chinesa da Rádio Macau que as novas instalações da Biblioteca Central, que deverão nascer nos antigos edifícios do Tribunal e da Policia Judiciária, deverão receber em média oito mil pessoas por dia e não acolher em simultâneo oito mil utilizadores, como foi noticiado por alguns meios de comunicação social do território.

Chan Peng Fai respondeu ontem de manhã em directo às dúvidas da audiência do programa Fórum Macau, da Ou Mun Tin Toi, e estimou que as instalações da nova Biblioteca Central possam acolher até oito mil pessoas por dia. A estimativa avançada pelo presidente substituto do Instituto Cultural tem por base a média de visitas diárias que a actual Biblioteca Central, no Tap Seac, recebe e que ronda os cinco mil utilizadores diários. O prognóstico abarca um eventual aumento do número de utilizadores resultante das políticas de dinamização de leitura promovidas pelo Instituto Cultural. No ano passado, o organismo emitiu mais de nove mil novos cartões de leitura, um número que esconde um aumento do volume de leitores de 70 por cento face a 2014.

A abertura da Biblioteca do Parque Central da Taipa fez com que o número de utilizadores das bibliotecas públicas aumentasse também, com o número de visitas a crescer 27,25 por cento no ano passado.

No sábado passado, o presidente do Instituto Cultural, Guilherme Ung Vai Meng, reiterou que o novo concurso público para o projecto da Biblioteca Central dever ser lançado até ao final do ano ou o mais tardar no início de 2017. A iniciativa deve estar aberta apenas a arquitectos locais, garantiu o responsável pelo IC.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s