LMA acolhe o Outono com mês intenso de concertos

 

Outubro é mês de programa de fôlego na LMA, onde cabem concertos em géneros tão diversos como o folk, a electrónica, o tango ou psicadélico. A associação, que promove a música ao vivo, encaixa no mesmo cartaz músicos que chegam de três continentes. A intenção, diz Vincent Cheong, é preencher de música independente outros meses do calendário.

BUDDHAGITTA-1.jpg

Sílvia Gonçalves

É um cartaz que toca diferentes latitudes musicais, aquele que a Live Music Association (LMA) apresenta durante todo o mês de Outubro. Do folk ao rock, passando pelo tango e o electro-punk, o espaço recebe um conjunto de bandas todas elas oriundas de fora de Macau. Com “Live in October”, Vincent Cheong diz querer oferecer diversidade num território que abre pouco espaço aos concertos de música independente. Para além dos bandas convidadas, o presidente da LMA equaciona convidar alguns músicos de Macau para assegurar a primeira parte dos concertos.

“Estes sete concertos vão combinar diferentes tipos de música. Vamos ter folk, psicadélico, rock, jazz, tango, música electrónica. E virão artistas de vários países, como o Canadá, o Japão, a Suécia, os Estados Unidos e a China”, adianta Vincent Cheong. O músico justifica o programa que preenche o calendário do próximo mês com a promoção da diversidade num território onde, diz, esta escasseia: “A LMA é um local que promove a música ao vivo, onde a nossa audiência pode ter diferentes tipos de concertos. E em Macau é muito difícil ver concertos, ter uma cena de música independente. Por isso o público poderá escolher o que gostar. Quero oferecer variedade em termos musicais”, explica.

A definição do cartaz surge, confessa, de uma escolha pessoal, que recaiu sobre projectos que conhece bem: “Sim, sim. Um dos artistas está em tour pela China. Quando sei que há músicos em tour pela China, tento conhecer a sua agenda, e, se a música é boa, espero que possa vir fazer um gig a Macau”, assegura o vocalista da banda L.A.V.Y.

O cartaz abre com folk, a 8 de Outubro, com Jaron Freeman Fox & The Opposite of Everything, do Canadá. No dia seguinte, noite de concerto duplo, com as bandas japonesas de rock Buddhagetta e Touch My Secret. Também do Japão, a noite de 21 de Outubro faz-se com o som psicadélico de Based on Kyoto. A 22 chegam os Elenore, projecto brit-rock de Pequim. A 26 de Outubro chega à sala do edifício industrial o jazz dos Music Music Music, da Suécia. Mas também o tango se chega ao público da LMA, com o Cuarteto Tanguero, dos Estados Unidos. O programa encerra a 29 de Outubro, com a sonoridade electro-punk dos Future Orients, de Pequim. O bilhete para cada um dos concertos terá o preço de 120 patacas, com excepção da noite de 9 de Outubro, que junta duas bandas japonesas, e cuja entrada terá o custo de 150 patacas.

Vincent Cheong tenciona ainda chamar ao palco alguns músicos e dj’s de Macau, que deverão actuar antes e depois das bandas que chegam do exterior. “Os concertos são às 21h30 e vão até às 24 horas. Antes do espectáculo, talvez tenhamos um concerto de uma banda de Macau e talvez algum dj a pôr música. Penso que os concertos irão até à uma hora”. Cheong espera atrair muito público, até porque está a responder a uma solicitação repetida: “Na LMA já me tinham pedido para trazer mais tipos de música diferentes, talvez jazz. Porque habitualmente temos concertos de rock, mas queremos fazer concertos diferentes”.

O músico diz querer dar continuidade ao projecto de preencher os meses com música de sonoridades distintas. “Quero planear bem, fazê-lo como um pacote, ter uma lista de espectáculos, para que o público saiba o que vai acontecer. Portanto, no futuro, quero ter os concertos de Novembro, os concertos de Dezembro, algo assim”, confessa Vincent.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s