Festival de Música de Macau arranca com ópera de Puccini

turandot-01-c-ennevi-courtesy-of-fondazione-arena-di-verona

Só faltam oito dias para o início do trigésimo Festival Internacional de Música de Macau (FIMM). Organizado pelo Instituto Cultural (IC), o Festiva promete uma oferta vasta de espectáculos e concertos durante todo o mês de Outubro. A abrir as festividades, logo no dia 1, a ópera em três actos “Turandot”, de Giacomo Puccini, apresentada até ao dia 4 no Grande Auditório do Centro Cultural de Macau (CCM).

Desenvolvida em torno do tema do amor e do ódio, explorado por Puccini durante toda a sua vida, a ópera apresenta algumas das árias mais populares do universo da ópera, como a famosa “Nessun Dorma” (“Niguém durma”). O enredo da ópera gira à volta de Turandot, uma bela princesa chinesa que procura um marido. Turandot desposará o primeiro pretendente que conseguir decifrar três enigmas por ela propostos, condenando à morte os que falharem tal missão. A tensão e estética da obra-prima de Tuccini deverão ser acentuadas pela colaboração de Giancarlo del Monaco, encenador italiano de renome mundial, e do conceituado cenógrafo e figurinista William Orlandi, contando ainda com a colaboração das sopranos Dragana Radakovic e Shu-ying Li, no papel de Turandot, dos tenores Jorge de León, Rudy Park e Warren Mok no papel de Calaf (Filho de Timur), das sopranos Lana Kos e Valeria Sepe no papel de Liu, e do baixo Igor Durlovski no papel de Timur, rei deposto da Tartária. O maestro Lü Jia dirige a Orquestra de Macau, num espectáculo que conta também com a participação do Coro Nacional da Coreia e do Coro Juvenil de Macau.

A encerrar o festival, nos dias 29 e 30 de Outubro, o Parque Carlos d’Assumpção, situado nas imediações da Estátua de Kun Iam, recebe os cine-concertos “Chaplin Outra Vez”, por Timothy Brock e a Orquestra de Macau. Com acompanhamento musical ao vivo pelos músicos da orquestra, terá lugar a projecção dos filmes “Luzes da Cidade” e “A Quimera do Ouro”.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s