China: De destino, a fonte de investimento

1-investimento-chines

O investimento feito pela República Popular da China além-fronteiras superou, em 2015, pela primeira vez, o valor investido por outros países na Continente, numa altura em que Pequim encoraja as aquisições no estrangeiro, como parte da transição para um novo modelo económico.

A China investiu, no total, 145.000 milhões de dólares fora do país, no ano passado, um valor que representa um crescimento homólogo de 18 por cento e ultrapassa o valor do investimento directo estrangeiro no país e que é de 135,6 mil milhões de dólares, de acordo com dados do ministério do Comércio chinês.

O marco surge como resultado da “melhoria da capacidade nacional da China”, aprofundamento da cooperação, e a estratégia de Pequim de encorajar empresas chinesas a “tornarem-se globais”, lê-se no relatório do ministério.

As empresas chinesas “têm de usar os recursos e mercados internacionais para se transformarem e actualizarem”, afirmou Zhang Xiangchen, porta-voz do ministério do Comércio:  “Sentimos que as empresas estão agora interessadas em se internacionalizarem e procurarem activamente a integração na inovação, manufactura e mercados globais”, acrescentou.

A economia chinesa registou no ano passado o ritmo de crescimento mais baixo dos últimos 25 anos e tem continuado a abrandar, à medida que Pequim enceta uma transformação do modelo económico, apostando no consumo e serviços como novos motores de crescimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s