Sunny Side Up estreiam-se em festival de Banguecoque para cinco dias de concertos

Os Sunny Side Up rumam a Banguecoque na próxima semana, para integrar o cartaz do “Big Fish Bangkok River Music Festival”. A banda estreia-se no festival tailandês a convite do Consulado Geral de Portugal em Macau e com o apoio da Casa de Portugal. O novo disco do trio deverá ser apresentado no Verão de 2017.

1-sunny

Sílvia Gonçalves

Os Sunny Side Up, músicos portugueses apadrinhados pela Casa de Portugal em Macau, apresentam-se na Tailândia entre os dias 26 e 30 de Setembro, para aquela que será a primeira participação da banda do território no “Big Fish Bangkok River Music Festival”, em Banguecoque. Na bagagem, levam os três discos de originais do grupo, que tencionam dar a conhecer em cinco longas noites de concertos. Tomás Ramos de Deus, vocalista e guitarrista dos Sunny Side Up, diz tratar-se de uma oportunidade para levar a música e cultura portuguesas a um público diversificado onde deverão prevalecer os turistas. O músico espera, ainda assim, encontrar portugueses na audiência, pelo prazer de tocar para as comunidades lusas em destinos longínquos. O músico atira para o Verão de 2017 o lançamento do novo disco da banda, já em preparação. Um projecto distante da dimensão de tributo que caracterizou os trabalhos anteriores.

“Vamos levar principalmente originais, mas também algumas versões nossas que costumamos tocar aqui noutros projectos. Estamos mais focados na questão dos originais. Vamos mostrar as nossas músicas num contexto completamente diferente daqui de Macau, para um público diferente, e achamos que é uma coisa boa”, diz Tomás Ramos de Deus.

A incursão no festival tailandês permite estender a um contexto distante música que traduz vários momentos da história e cultura portuguesas: “Os nossos discos, um tem a ver com os poetas de Macau, outro é sobre Fernando Pessoa, que é um grande embaixador da cultura portuguesa, outro é sobre o 25 de Abril, uma revolução muito importante para Portugal. São três temas que mostram muito da nossa cultura”, explica Ramos de Deus.

O músico salienta ainda a dimensão da escrita, presente nos três discos do grupo: “Não é só cantar em português, mas mostrar também os escritores que há em Portugal. Nós cantamos temas com letras de grandes escritores. De Fernando Pessoa, temos um disco, mas cantamos também José Saramago, Miguel Torga, Camilo Pessanha, Carlos Marreiros”, recorda.

Aguarda-os jornada intensa, com cerca de quatro concertos por noite, entre as 19h30 e as 23 horas. “São três ou quatro sets de 40 minutos cada. É muito tempo de música, o que dá também para estarmos à vontade para escolhermos como é que vamos fazer as músicas, se vão ser maiores ou mais pequenas. Vamos explorar a parte musical, também. Deve dar à volta de 10 músicas por set, havemos de tocar umas 40 músicas por noite”.

Já o público que terão pela frente – e tendo em conta que será um hotel a acolher os concertos da banda – deverá traduzir-se numa plateia de múltiplas proveniências: “Vai ser principalmente para turistas. É um público muito diversificado, e espero que seja para alguns portugueses também. Porque é sempre bom tocar longe de Portugal e encontrar portugueses”, assume o músico.

Depois de três discos de originais, os Sunny Side Up preparam nesta altura um novo trabalho: “É diferente dos anteriores, que foram discos temáticos. Este próximo é um disco que estamos a planear fazer só nosso. Desta vez também as letras serão nossas. Será um trabalho já fora desta onda de projectos temáticos”. O lançamento, aponta, deverá acontecer no Verão do próximo ano: “Estamos a pensar lançá-lo em meados de 2017, talvez no Verão, para podermos apresentá-lo talvez em Portugal, quando lá formos nessa altura. Ainda não temos nome para o disco”, remata o músico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s