Quatro mil residentes sofrem de demência

 

scmp_23sep10_ns_early1_edw_0108_17764337

O Governo estima que cerca de 4000 pessoas em Macau sofram de demência, embora apenas 1000 casos estejam oficialmente confirmados. Os dados foram anunciados ontem pelo secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, durante a Inauguração do Centro de Diagnóstico e Tratamento de Demência. A cerimónia foi uma das formas da Direcçã dos Serviços de Saúde assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, uma das patologias que faz parte do espectro dos casos classificados como demência.

“De acordo com as estimativas existem actualmente em Macau cerca de 4 mil pessoas com demência e, com o envelhecimento da população e com o aumento da esperança média de vida, prevê-se que esse número vá aumentar”, alertou Alexis Tam no seu discurso.

O centro resulta da integração de recursos já existentes, o que fez com que não fosse necessário qualquer investimentos em materiais ou pessoal médico, e tem como objectivo prestar serviços “one-stop” para o diagnóstico, fase de terapia e apoio social aos afectados. Lo Iek Long vai ser o coordenador das novas valências.

“Os nossos estudos apontam para a existência de cerca de quatro mil pessoas com demência, sendo que mil casos estão confirmados. Nas zonas mais desenvolvidas, há uma média de 40 por cento dos casos confirmados. Nós queremos através da divulgação de informação que mais pessoas possam ficar a saber que sofrem da doença”, disse Lo Iek Long.

A média de casos confirmadas em Macau é de 25 por cento, o que segundo Lo Iek Long está 15 por cento abaixo da média dos países mais desenvolvidos.

Ainda como parte das celebrações, Alexis Tam visitou o Centro de Cuidados Especiais Longevidade da Cáritas. Segundo Paul Pun, secretário-geral da organização, o centro trata de 230 pessoas, das quais 9 sofrem de demência. Porém o centro tem capacidade para um total de 25 pessoas.

Além disso, a instituição já tem um centro na Areia Preta com mais duas pessoas que apresentam distúrbios de natureza mental. No entanto o espaço ainda não foi aberto oficialmente, o que deverá  acontecer a breve trecho.

 

J.S.F.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s