Hong Kong: Seis detidos por ameaças de morte a Eddie Chu

O deputado mais votado nas eleições para  o LegCo que este mês tiveram a RAEHK como palco recebeu várias ameaças de morte, antes e depois do escrutínio. Ontem, as autoridades da antiga colónia britânica detiveram seis suspeitos, com alegadas ligações ao caso.

1-eddie-chu

Seis homens, incluindo alegados membros de tríades, foram esta quarta-feira detidos em Hong Kong, no âmbito de um caso de ameaças de morte contra o deputado eleito com o maior número de votos no âmbito das eleições legislativas recentemente realizadas, informa a imprensa local.

Eddie Chu Hoi-dick, de 38 anos, foi um dos seis ‘localists’ – activistas que pedem uma maior autonomia em relação à China ou mesmo a independência – eleitos a 4 de Setembro para o Conselho Legislativo da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong.

O também ecologista passou a ser designado pela imprensa de Hong Kong como o rei dos votos (‘king of votes’) depois de ter obtido mais de 84.000 votos.

Eddie Chu Hoi-Dick centrou a sua campanha sob o pressuposto da equidade do uso das terras nas zonas rurais de Hong Kong e dias depois da votação fez queixa à polícia por ameaças de mortes recebidas antes e depois das eleições, afirmando recear pela sua segurança e da família. O deputado eleito e a família passaram então a estar sob protecção policial 24 horas.

A polícia de Hong Kong disse à AFP que seis homens foram detidos por “intimidação” relacionada com as ameaças de morte contra Eddie Chu Hoi-Dick, mas não deu mais informações.

O South China Morning Post e a Rádio e Televisão Pública de Hong Kong adiantavam ontem que alegados membros de tríades estavam entre os detidos, citando uma fonte policial não identificada.

Além de Eddie Chu Hoi-Dick, foram eleitos outros cinco ‘localists’, incluindo um dos líderes do novo partido político Demosisto, Nathan Law, de 23 anos, e um dos rostos do ‘Movimento dos Guarda Chuvas’ de 2014, que conquistou mais de 50 mil votos, tornando-se o membro mas jovem do parlamento de Hong Kong.

Os outros quatro ‘localists’ eleitos foram o activista e académico Cheng Chung-tai, 32 anos, do grupo Civic Passion, a professora universitária Lau Siu-lai, de 40 anos, e dois membros do grupo Youngspiration: Yau Wai-ching, de 25 anos, e Sixtus ‘Baggio’ Leung, de 30 anos.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s