Banco do Japão modifica compra de títulos para proteger economia a longo prazo

japanese_yen

O Banco do Japão anunciou esta quarta-feira que vai modificar a composição do seu enorme programa de compra de activos com o objectivo de evitar uma queda das taxas de juro a longo prazo.

Esta alteração visa manter o rendimento dos títulos de dívida japonesa a dez anos (o qual é inversamente proporcional às taxas de juro a longo prazo) em torno de 0 por cento, disse o Bank of Japan em comunicado no final da sua reunião mensal de dois dias.

O Banco do Japão assegurou que manterá intacto o ritmo anual a que tem aumentado a base monetária japonesa e que implica uma compra de activos anual avaliada em 80 biliões de ienes (mais de 700 mil milhões de euros.)

O banco disse ainda que não vai alterar a taxa de referência que aplica a determinados depósitos das entidades financeiras japonesas, mantendo-a em -0,1 por cento, nível em que se encontra desde Fevereiro.

A decisão do Banco do Japão gerou muitas expectativas, depois de o sector privado criticar o facto de as taxas de juro estarem em terreno negativo, argumentando que afundam as taxas de juro a longo prazo e corroem os lucros dos bancos.

A entidade afirmou ainda que a terceira economia do mundo “já não está em deflação”, como resultado do seu programa de política monetária, iniciado na primavera de 2013.

O banco mantém que, desde então, um gigantesco programa de compra de activos para duplicar a base monetária e atingir uma inflação estável de cerca de 2 por cento para pôr fim a quase duas décadas de quedas dos preços que entorpeceram a economia nipónica.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s