Malakas obriga a evacuações e ao cancelamento de voos no Japão

3.Malakas.jpg

O tufão Malakas provocou esta terça-feira o cancelamento de uma centena de voos, avisos de evacuação e intensas chuvas no arquipélago japonês, onde as autoridades pediram precaução perante possíveis deslizamentos de terras.

Pelas 11:40 de ontem, o tufão, classificado como “forte” pela Agência Meteorológica do Japão, encontrava-se junto à costa oeste da prefeitura de Tokushima, onde se emitiram ordens de evacuação que abrangem mais de 4.660 pessoas.

Foi também recomendada a deslocação de 20.400 pessoas em várias zonas da cidade de Kobe devido ao perigo de deslizamentos de terras por influência do tufão, informou a emissora pública NHK.

Malakas, o 16.º tufão da época no Pacífico, tocou terra na prefeitura de Kagoshima depois da meia-noite, onde nalgumas zonas chegaram a registar-se mais de 100 milímetros de chuva por hora.

O fenómeno meteorológico provocou também o cancelamento de 101 voos domésticos que ligavam várias localidades ao aeroporto de Haneda, em Tóquio.

As chuvas intensas causaram o transbordo de um rio em Nobeoka, onde várias zonas ficaram inundadas. O tufão desloca-se a uma velocidade de 35 quilómetros por hora na direcção nordeste, com rajadas de vento até aos 180 quilómetros por hora, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s