Fantasia 10 acolhe retrospectiva da obra de Ip Huang

 

 

fantasia-10

A obra de Ip Huang, um dos mais conceituados artistas de banda desenhada do território, está até 2 de Outubro em destaque na galeria Fantasia 10, no Bairro de São Lázaro. A mostra, que foi inaugurada no passado sábado, reúne mais de meia centena de manuscritos originais da série “Hungry Tiger”, uma das criações mais conhecidas do veterano autor.

Com mais de duas décadas de carreira, Ip Huang acedeu ao convite da Fantasia 10 para uma retrospectiva. Para além dos manuscritos, do acervo da mostra que se encontra actualmente em exposição na galeria do Bairro de São Lázaro constam também ilustrações e trabalhos que o artista produziu para a capa de livros e de outras publicações.

Nascido em Macau, Ip Huang cedo se mostrou uma apaixonado pela banda desenhada, não só da perspectiva do leitor entusiasta, mas também do criador auto-didacta. Ip, que nunca estudou formalmente desenho, foi esmerilando o seu estilo ao longo dos anos, pagando do seu próprio bolso a edição e distribuição dos primeiros livros que publicou. Em 1989, o artista lançou o seu primeiro título, “The Hero Does Not Die” e voltou aos escaparates das livrarias um ano depois, com “Pili Thunder”. Em 1995, Ip voltou a desembolsar dinheiro do seu próprio bolso para dar à estampa o seu terceiro álbum original, “Motorized Killer”.

Em 1998, o artista  ajudou a fundar a Sociedade Comic Soldier e em 2003 tornou-se sócio da Maple Comic and Animation Association, organismo do qual é actualmente presidente. Em 2009, Ip Huang publicou o seu quarto álbum de banda desenhada, intitulado “SDU – The Strongest Special Police”.

Promovida pela Sociedade Comic Soldier em colaboração com a Associação Promotora para as Indústrias Criativas na Freguesia de São Lázaro,  a exposição tem entrada gratuita e está patente ao público até 2 de Outubro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s