Estacionar no Tap Seac pode ser solução para autocarros turísticos, mas há outras

Sem avançar com datas para as mudanças, a directora dos Serviços de Turismo, Helena de Senna Fernandes, admitiu que o elevado volume de tráfego de autocarros de turismo pela zona das Ruínas de São Paulo tem os dias contados. A responsável mostrou-se ainda optimista face ao último balanço alusivo aos resultados do sector hoteleiro.

1b-rua-entena

Rodrigo de Matos

O grande volume de autocarros turísticos que passa e estaciona diariamente nas imediações das Ruínas de São Paulo volta a ser tema de debate, mais de um mês depois do grave acidente que provocou dezenas de feridos e obrigou à evacuação de um edifício na Rua da Entena. A hipótese de fazer com que os autocarros turísticos passem a utilizar o parque de estacionamento da Praça do Tap Seac continua de pé, mas a Direcção dos Serviços de Turismo (DST) revelou ontem que há outras possibilidades em cima da mesa, mas que ainda terão de ser estudadas. Prazos para uma decisão final é que ainda não há.

O tema voltou a ser debatido durante uma reunião mantida anteontem entre a Direcção dos Serviços de Turismo, o Instituto de Acção Social (IAS) e os moradores do edifício na Rua da Entena que teve um pilar destruído quando um autocarro desgovernado embateu contra a fachada. A ocorrência, recorde-se, deixou 32 feridos entre os ocupantes do veículo.

“Os moradores mostraram-se preocupados com o número exagerado de autocarros turísticos que passam pela zona das Ruínas de São Paulo”, admitiu a directora dos Serviços de Turismo, Helena de Senna Fernandes, sublinhando que o assunto já vinha sendo debatido, “mesmo antes do acidente”, pelos vários departamentos implicados: a DST, a Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT), a polícia e as associações dos agentes de viagens e dos condutores dos autocarros de turismo.

No mês passado, foi sugerida a hipótese de desviar os veículos para o parque de estacionamento da Praça do Tap Seac: “Essa é uma das hipóteses, mas posso dizer que não é a única que estamos a contemplar. Haverá várias maneiras de resolver essa situação”, revela Senna Fernandes, adiantando que a solução a encontrar terá de implicar “deixar de estacionar por trás das Ruínas de São Paulo” e ser ao mesmo tempo conveniente para os turistas e de acesso fácil às ruínas, ainda que os obrigue a “andar um pouco mais”.

Outra das hipóteses que estão na mesa, adianta Helena de Senna Fernandes, é “encontrar outros pontos de largada e recolha de passageiros” que possam ser utilizados em alternativa ou em complementaridade com o parque de estacionamento do Tap Seac.

 

Serviços de Turismo desvalorizam baixa nas receitas do sector hoteleiro

 

Em declarações aos jornalistas, proferidas à margem da conferência de imprensa de apresentação do Fórum de Economia de Turismo Global (ver texto: “Fórum quer ser ponto de viragem na indústria turística de Macau”), a directora dos Serviços de Turismo comentou ainda os últimos resultados relativos ao sector hoteleiro de onde se destaca uma baixa de receitas. A responsável respondeu aos números com… outros números: “A quantidade de pessoas a pernoitar em Macau tem subido. Por exemplo, em Junho e Julho, o número das pessoas que vieram a Macau e passaram cá a noite superou o das que vieram apenas para passar um dia e voltar”, explica Maria Helena Senna Fernandes.

A redução da taxa de ocupação hoteleira também é vista de forma positiva pela responsável, que sublinha haver mais quartos disponíveis graças à abertura de novos hotéis e que, graças a isso, “o custo das diárias poderá também baixar um bocadinho”. A taxa de ocupação hoteleira actual, a rondar os 80 por cento, é considerada satisfatória. “Se calhar estivemos acostumados durante muito tempo a números na ordem dos 90 por cento, mas se formos bem a ver, não há muitos destinos turísticos no mundo com este tipo de taxa de ocupação”, observa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s