Queda da economia deverá aproximar-se dos 6 por cento em 2016

macau-casinos-revenue-april

A expectativa é de uma quebra real de 5,9 por cento da economia de Macau, no ano de 2016. Os números são da Economist Intelligence Unit, citados pelo portal Macau News. A publicação refere ainda que a unidade de análise económica prevê para o território o arranque de uma nova fase de recuperação.

De acordo com o relatório da Economist Intelligence Unit, 2017 é o ano em que o território estará de regresso ao crescimento económico, tendo o “período mais negro” ficado para trás. Ainda que a contracção verificada no primeiro semestre deste ano se tenha fixado nos 10,3 por cento, a unidade de análise do grupo que publica a revista “The Economist” acredita que em 2016 se deverá verificar uma quebra anual de 5,9 por cento em termos reais.

Os mesmos analistas prevêem ainda que em 2017 se inverta a tendência de queda da taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) que se regista desde 2014, estimando que no próximo ano o Produto Interno Bruto do território registe um aumento de mais de 11 pontos percentuais relativamente a 2016, situando-se nos 5,3 por cento.

A Economist Intelligence Unit prevê ainda, de acordo com o portal Macau News, que a formação bruta de capital fixo ou investimento deverá passar de menos de 19,7 por cento em 2016 para menos 3,3 por cento no próximo ano. Já o saldo orçamental público em percentagem do PIB deverá continuar em queda para um valor de 7 por cento.

A publicação salienta que o relatório refere ainda que foram já ultrapassados os efeitos “mais dramáticos” da campanha anti-corrupção lançada pelo Governo central. Os analistas lembram que em Agosto o regresso das receitas brutas do jogo a terreno positivo marcou o fim de um período de contracção das receitas que se prolongou por 26 meses.

Já sobre a despesa publica, a unidade de análise económica estima que esta continue a crescer, e que o Executivo terá que gastar mais para amortecer a contracção económica registada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s