Participação dos cidadãos em actividades culturais está em crescendo

Dados ontem divulgados pela Direcção dos Serviços de Estatística e Censos, relativos ao segundo trimestre deste ano, revelam um aumento na taxa de participação dos cidadãos em actividades culturais. O cinema continua a assumir a dianteira entre os desígnios que mais atraem os residentes, com um aumento de 7,6 por cento em termos anuais.

1-espectaculos

É um crescimento generalizado na participação dos cidadãos em actividades culturais. Os dados ontem divulgados pela Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), relativos ao segundo trimestre do ano, dão conta da participação de 302.300 indivíduos em espectáculos, exposições e concretizações do género, com uma taxa de participação – que corresponde à percentagem de participantes em actividades culturais face à população com idade igual ou superior a 16 anos – de 54,9 por cento. O valor traduz-se por um aumento de 2,1 pontos percentuais em relação ao período homólogo de 2015. O cinema continua a congregar a maior fatia das atenções, com um crescimento de 7,6 por cento em termos anuais. Só na afluência aos espectáculos se verifica uma ligeira descida, na ordem dos 0,7 por cento.

Se no segundo trimestre deste ano, 302.300 indivíduos participaram em actividades de cariz cultural, com a taxa de participação a situar-se nos 54,9 por cento, reflectindo um crescimento de 2,1 por cento, a tendência não deixou incólumes os residentes do território: “Realça-se que 257.900 residentes participaram em actividades culturais e a taxa de participação nestas actividades foi de 59,2 por cento, subiu 1,2 pontos percentuais, em termos anuais”, refere a DSEC, em comunicado.

Já detalhando as actividades culturais, o cinema figura no topo, tendo-se registado no segundo trimestre a deslocação de 169.800 residentes às salas do território, o que representa um acréscimo de 7,6 por cento em termos anuais. Também a produção local conseguiu firmar posição no que toca à atenção da população: “Assistiram a filmes/vídeos produzidos em Macau 35.100 residentes, este número cresceu significativamente, 58,5 por cento em termos anuais”, sublinha a DSEC.

Nas deslocações às bibliotecas, repete-se o tom de crescimento, com um registo de 114.400 residentes, o que representa mais 3,1 por cento em termos anuais. Já a taxa de participação dos residentes foi de 26,3 por cento, o que se traduz em mais 0,5 pontos percentuais em termos anuais. Sem surpresa, a taxa de participação dos estudantes – de 68 por cento – foi superior à taxa de participação dos não-estudantes, que se fixou nos 22 por cento.

Foram 113.900, os residentes que visitaram museus ou locais de património mundial, um aumento de 19,1 por cento, em termos anuais. Diz a DSEC que cada participante “efectuou em média 2,8 visitas a museus ou locais do património mundial, esta média foi idêntica à do segundo trimestre de 2015”, assinala o organismo. De entre os residentes, 72,4 por cento visitaram locais de património mundial (82.500), enquanto 65,9 por cento (75.100) se deslocaram a museus.

As exposições de arte atraíram no segundo trimestre 38.300 residentes, o que representa uma subida de 5,2 por cento em relação ao mesmo período de 2015. É na afluência aos espectáculos que se regista a mais notória excepção a regra em termos de crescimento. Às salas foram 90.500 residentes, o que se traduz em menos 0,7 por cento em termos anuais. Cada participante assistiu, em média, a 2,3 espectáculos, média que a DSEC diz ser idêntica à do segundo trimestre de 2015: “De entre os vários espectáculos, os mais populares foram os musicais ou os de dança, pois neles participaram 65.500 residentes (72,3 por cento) e aos teatros foram 45.200 residentes (50,0 por cento)”, adianta ainda a mesma nota da DSEC.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s