Ella Lei quer que direitos dos trabalhadores locais sejam salvaguardados

3-lei

A Macau People’s Power não foi o único organismo a levar as suas preocupações à Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL) durante o dia de ontem. Um outro grupo de trabalhadores concentrou-se no exterior da DSAL às primeiras horas da manhã, em protesto contra o despedimento de cerca de nove dezenas de trabalhadores que terão sido contratados para funções específicas por parte do empreiteiro responsável pela construção do empreendimento Lisboa Palace, no Cotai.
O grupo de trabalhadores, que está a ser acompanhado pela deputada Ella Lei, diz que desde 12 de Setembro o número de funcionários despedidos não para de aumenta. Ella Lei entende que o Governo do território fecha os olhos a um fenómeno em ascensão nos estaleiros locais, o de recurso a residentes do território para operarem tarefas em regime de substituição sempre que não é possível contratar trabalhadores não-residentes.
Um tal expediente, defende Ella Lei, viola a política governamental de dar prioridade ao emprego dos residentes do território. A deputada insta a DSAL a dar resposta o mais rapidamente possível aos problemas suscitados com a vaga de despedimentos nos estaleiros do Cotai e sugere que os empreiteiros sejam penalizados com a redução da quota de trabalhadores não residentes se se recusarem a implementar o princípio “emprego para os locais primeiro”.
A deputada reconhece, ainda assim, que o sector da construção passa por uma fase de transição e por grandes transformações que se deverão adensar com a conclusão das grandes empreitadas do Cotai. Ella Lei defende que o Executivo se deve antecipar a um tal cenário, com o reforço da supervisão do processo de aprovação das licenças de trabalho dos trabalhadores não residentes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s