Elevador das Três Gargantas começou a operar no fim-de-semana

 

3-gargantas

O elevador de barcos da barragem das Três Gargantas, a maior infra-estrutura do tipo a nível mundial, começou a funcionar este fim de semana, 22 anos após o início da construção daquela barragem.

Trata-se do “maior e mais sofisticado” elevador de barcos do mundo, segundo o comunicado difundido pela China Three Gorges (CTG), o grupo que gere as Três Gargantas e principal accionista da EDP (Eletricidade de Portugal).

Projectado por uma equipa de engenheiros chineses e alemães, a estrutura permite elevar barcos, com um peso total de até 3.000 toneladas, a 113 metros.

Idealizada ainda pelo líder comunista Mao Zedong durante a década de 1950 para acabar com o défice energético de Xangai e do delta do rio Yangtze, a barragem das Três Gargantas começou a ser construída em 1993. As obras foram concluídas 17 anos depois.

Em 2015, a central hidroeléctrica daquela barragem tornou-se a maior geradora de electricidade do planeta, superando a de Itaipú, que é partilhada pelo Brasil e pelo Paraguai.

A China Three Gorges, uma empresa estatal directamente tutelada pelo Governo central chinês, tornou-se o maior accionista da EDP em 2012, após pagar 2,7 mil milhões de euros por 21,35 por cento do capital da eléctrica portuguesa.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s