Duterte quer mais tempo para levar luta contra a droga a bom porto

 

 

rodrigo-duterte

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, assegurou que quer alargar a um ano a sua guerra contra as drogas. A iniciativa, muito criticada pela comunidade internacional, já custou a vida a cerca de 3.500 pessoas, avançava ontem a imprensa local.

“Dêem-me uma pequena extensão de talvez mais seis meses”, disse o chefe de Estado filipino na noite de domingo. Na sua campanha eleitoral Duterte prometeu acabar com o crime e com as drogas no país durante o primeiro ano de mandato.

“Não tinha ideia que havia centenas de milhares de pessoas envolvidas no negócio das drogas”, explicou à imprensa.

Duterte venceu as eleições presidenciais das Filipinas a 9 de Maio com a promessa de acabar com o flagelo da droga durante os primeiros seis meses de mandato.

Desde então, deu ordens à polícia para disparar contra todos os que resistam à detenção e apelou, em várias ocasiões, aos cidadãos para matarem toda a gente que esteja envolvida com estupefacientes, seja a traficar ou seja a consumir.

Cerca de 3.500 alegados traficantes e toxicodependentes morreram desde que Duterte subiu ao poder: cerca de 1.500 perderam a vida em operações policiais e os restantes vítimas de grupos de cidadãos que tomaram a justiça nas suas mãos.

Cerca de 715 mil traficantes e viciados entregaram-se às autoridades, mais de 17 mil pessoas foram detidas e o fornecimento de estupefacientes desceu 90 por cento, de acordo com a polícia.

O Presidente filipino foi criticado pelo seu plano de combate às drogas que, segundo organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas, é “ilegal e viola dos direitos e liberdades fundamentais”.

No entanto, Duterte rejeitou tais comentários e justificou a sua campanha dizendo que a toxicodependência é um dos maiores problemas das Filipinas e que pode destruir as gerações futuras.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s