Pandas bebés vão chamar-se “Jian Jian” e “Kang Kang”

Já tem nome, o primeiro par de pandas nascido no território. As crias, que pesam 4,1 e 3,3 quilos, chamam-se “Jian Jian” e “Kang Kang”. Ditos em conjunto, os nomes constituem um voto de boa “saúde” para os residentes da RAEM, explicou o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais em comunicado

1-china-pandas

O par de pandas bebés que nasceram no território no final de junho vão chamar-se “Jian Jian” e “Kang Kang”, anunciou no sábado o Governo, indicando que os nomes ditos em conjunto significam “saúde”.

Os nomes dos pandas, revelados em comunicado, foram selecionados pelo Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) e pela Base de Pesquisa de Reprodução do Panda Gigante de Chengdu da província chinesa de Sichuan entre 1.718 sugestões apresentadas pelos cidadãos de Macau.

Por entre as propostas recebidas, 1.117 sugeriram “Jian Jian” e “Kang Kang”, que significa “saúde”: “De acordo com a justificação dos participantes sobre os nomes propostos, “Jian Jian” e “Kang Kang” significa crescimento saudável e, ao mesmo tempo, manifesta o mesmo desejo para todos os residentes de Macau”, referiu o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais.

Na nota enviada às redacções, o organismo informa que “Jian Jian” e “Kang Kang” estão em boas condições físicas. Com 83 dias, pesam 4,1 quilos e 3,3 quilos e já têm a pelugem característico dos pandas gigantes.

Estes são os primeiros pandas nascidos em Macau, filhos do mais recente casal oferecido pela China e cujos nomes, em mandarim (“Xin Xin” e “Kai Kai”) e em cantonês (“Sam Sam” e “Hoi Hoi”), significam “alegria” e “felicidade”.

No comunicado, o IACM refere que “os cidadãos de Macau se mostraram ansiosos por saber o resultado” e que a “grande participação refletiu o amor e entusiasmo da população para com as crias”.

“Foram recolhidos 3.587 boletins com 1.718 sugestões de nomes. Como critérios de seleção dos nomes, o IACM e a Base de Pesquisa de Reprodução do Panda Gigante de Chengdu da província de Sichuan tiveram em consideração o significado, a boa pronúncia, compreensão fácil e outros nomes já atribuídos a pandas oferecidos ou cedidos pelo Governo Central”, acrescentou.

Dois dos participantes que sugeriram a combinação de nomes vencedora vão ganhar o grande prémio, que corresponde a 5.000 patacas (560 euros) e uma lembrança, após sorteio.

A cerimónia de entrega de prémios vai decorrer a 3 de Outubro, durante a actividade “Celebração dos 100 Dias das crias de panda gigante”.

A revista Macau Concealers, que realizou um concurso alternativo para a escolha dos nomes dos pandas bebés, anunciou esta semana que os 1.024 participantes escolheram os nomes “Tam Tam” e “Wu Wu”.

“Tam Wu” significa “corrupção” em cantonês, explicou a revista à qual está ligada a Novo Macau, a maior associação pró-democracia do território, e que disse ter lançado a iniciativa como forma simbólica de incentivar a participação cívica.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s