Ella Lei defende 100 trabalhadores junto da DSAL

macau20workers2

Cerca de uma centena de trabalhadores de um estaleiro de obras de um novo casino-resort no Cotai terão sido dispensados sem aviso prévio, nem razão aparente e viram-se privados dos seus postos de trabalho. A deputada Ella Lei Cheng I encontrou-se ontem com responsáveis da Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL) para dar conta da sua situação em nome dos queixosos.

No sábado de manhã, aproximadamente 70 trabalhadores da construção com o estatuto de residentes do território – incluindo empregados de limpeza e operários de construção em geral – dirigiram-se à Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM) para pedir o apoio do organismo. Alegadamente, tinham trabalhado apenas uma semana na obra que os tinha contratado até serem dispensados repentinamente e sem explicação aparente. A situação insólita terá envolvido os 70 queixosos e mais algumas pessoas, num total aproximado de 100 funcionários.

Citada pelo jornal Ou Mun Iat Pou, Ella Lei confirmou que o estaleiro de construção em causa fez uma admissão maciça de trabalhadores de construção no dia 12 deste mês, mas subitamente alguns deles – estima-se que cerca de uma centena – passaram a ser impedidos de entrar na obra para trabalhar. De acordo com o sub-empreiteiro, refere a parlamentar, eleita por sufrágio indirecto em representação do sector do trabalho, o empreiteiro geral tinha alegado que os trabalhos em que estavam integrados os trabalhadores em questão tinham sido concluídos, pelo que a presença dos trabalhadores na obra era dispensável no momento, não estando definido se ou quando deveriam voltar ao trabalho.

Considerando que o incidente envolve um número considerável de pessoas, numa obra em que se encontram muitos trabalhadores não-residentes, Ella Lei defendeu que os operários locais não podem continuar a ser tratados como substitutos de quem vem de fora. A deputada encontrou-se ontem com os responsáveis da Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais e o empreiteiro geral da obra para esclarecer a situação.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s