Biblioteca Central: Concurso público lançado o mais tardar em 2017

A garantia foi dada no sábado por Guilherme Ung Vai Meng: o novo concurso público relativo ao projecto de arquitectura da nova Biblioteca Central do território vai ser lançado ou até ao final do ano ou no início de 2017. O projecto deverá ser concebido por um arquitecto local, reiterou o presidente do Instituto Cultural.

1-antigo-tribunal-arquivo

O novo concurso de arquitectura para a futura biblioteca central do território vai ser lançado até ao final do ano ou início de 2017, disse no sábado o presidente do Instituto Cultural (IC), Guilherme Ung Vai Meng.

A nova biblioteca, que, como se sabe, vai ocupar os edifícios antes ocupados pelo antigo tribunal e pela antiga sede da Polícia Judiciária (PJ), no centro da cidade, contempla 11 pisos e uma área de 33.000 metros quadrados.

Em 2008 foi objeto de um concurso público, que entretanto foi alvo de uma investigação do Comissariado Contra a Corrupção (CCAC) e posteriormente suspenso. O Instituto Cultural assumiu então o projecto, no qual está a trabalhar em conjunto com a Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes (DSSOPT).

Nenhuma das propostas submetidas a concurso foi aproveitada, tendo o Governo decidido lançar novo concurso:

“Nós, Instituto Cultural, e a Direção de Obras Públicas vamos trabalhar em conjunto neste concurso. (…) Não vamos usar o passado concurso, vamos fazer um novo”, afirmou, à margem de uma sessão de esclarecimentos sobre o planeamento para a nova biblioteca central.

Numa apresentação à imprensa, no final de Agosto, Ung Vai Meng disse que o concurso deveria atrair “talentos locais” e que não deveria ser aberto a ‘designers’ internacionais:

“Este fim de ano vamos começar este concurso público (…) para o planeamento da nova biblioteca central e vamos acabar a construção por volta de 2018”, acrescentou a chefe do departamento de gestão de bibliotecas públicas, Tang Mei Lin.

“Ainda estamos a começar, mas são muitos documentos e temos de fazer as traduções e as preparações das partes financeiras, por isso, nós planeamos [lançar o concurso de arquitectura] este ano, mas pode vir a ser no início do próximo ano”.

Na sessão de hoje, a chefe do departamento do património cultural, Leong Wai Man, disse que as fachadas dos edifícios do antigo tribunal e da antiga sede da Polícia Judiciária deverão ser mantidas, assim como alguns elementos nos respectivos interiores. Entre estes elementos de arquitetura portuguesa estão as escadas em madeira e mármore nas entradas dos dois edifícios e painéis de azulejos nas antigas instalações da polícia de investigação do território.

Durante a apresentação, sábado conduzida na Biblioteca Sir Robert Ho Tung, residentes, incluindo arquitectos locais e estudantes, colocaram dúvidas sobre o cálculo do valor do orçamento e localização da nova biblioteca central.

Tal como já tinha afirmado noutras ocasiões, Ung Vai Meng disse que o valor foi apresentado pelas Obras Públicas, com base em cálculos sobre custos de materiais até 2019 e valor do preço do metro quadrado.

Sobre a localização, Tang Mei Lin afirmou que enquanto noutras partes do mundo há uma tendência para as novas bibliotecas serem afastadas do centro da cidade, na Ásia é normalmente privilegiado o coração urbano.

O orçamento previsto para a construção da nova biblioteca é de 900 milhões de patacas, mas em Agosto o presidente do Instituto Cultural disse que o montante pode baixar para 700 milhões de patacas se o valor da inflação durante os anos da construção for mais baixo do que em 2015, altura em que foram feitos os cálculos.

Segundo informação anteriormente divulgada pela TDM, até ao fim deste mês arranca o concurso público para demolir parte do edifício e as obras de demolição deverão arrancar no final deste ano ou início de 2017.

A nova biblioteca central deverá estar pronta no prazo de cinco anos, estimou no sábado Tang Mei Lin.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s