Tribunal impõe “medidas coercivas” a Wang Baoan

3-wang

O Supremo Tribunal Popular da República Popular da China anunciou ontem que decidiu impor “medidas coercivas” ao ex-director do Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) chinês Wang Baoan, que está a ser investigado por corrupção, sem pormenorizar quais.

Segundo a lei chinesa, entre as “medidas coercivas” figuram a obrigação de se apresentar em tribunal, ser posto em liberdade sob fiança, ficar em prisão domiciliária ou detido. Wang Baoan, de 52 anos – e que até ao início do ano dirigiu o organismo encarregado de calcular e anunciar os dados económicos do país – foi expulso do Partido Comunista Chinês (PCC), no mês passado.

A Comissão Central de Disciplina e Inspecção do PCC acusa-o de “falta absoluta de convicções políticas”, de se “envolver regularmente em actividades supersticiosas”, ou “fazer discursos contra os princípios do PCC”.

Wang é um funcionário na “bancarrota moral”, considerou o órgão máximo anti-corrupção do Partido Comunista Chinês, acusando-o de frequentar hotéis e locais de luxo e de usar a sua posição para obter dinheiro e favores sexuais, “de forma insaciável”.

Em Janeiro passado, as autoridades anunciaram a investigação, por alegada corrupção, a Wang, que foi nomeado como director do GNE em Abril de 2015, depois de ter ocupado o cargo de vice-ministro das Finanças, ao longo de três anos.

O anúncio ocorreu quatro horas após o responsável ter defendido a “robustez” da economia chinesa, durante uma conferência de imprensa em Pequim.

Os dados económicos elaborados pelo Gabinete Nacional de Estatística sobre a economia chinesa são olhados com suspeição por vários analistas estrangeiros, que os acusam de serem “pouco fiáveis”.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s