Pyongyang diz que cheias são o pior desastre desde a Segunda Guerra Mundial

 

3-floods

As inundações na Coreia do Norte, que já deixaram centenas de mortos e de desaparecidos são o “pior desastre” a atingir o país desde a Segunda Guerra Mundial, indicaram ontem meios de comunicação afectos ao regime de Kim Jong-un.

A agência oficial KCNA não deu os números exactos dos mortos ou desaparecidos, mas um relatório da ONU indicou que 138 pessoas morreram e que 400 estão desaparecidas na sequência de chuvas torrenciais que devastaram o extremo norte do país.

As inundações ao longo do rio Tumen, que marca parcialmente a fronteira com a China e com a Rússia, romperam pelas localidades, arrastando casas e deixando milhares sem abrigo e alimentos.

“As inundações devido ao tufão que atingiu a província de Hamgyong Norte entre 29 de Agosto e 2 de Setembro foram o pior desastre desde a libertação do domínio colonial japonês em 1945”, disse a KCNA.

Segundo a agência, 68.900 pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas e 29.800 casas e 900 edifícios públicos ficaram destruídos, tendo 180 troços de estrada e mais de 60 pontes ficado seriamente danificadas.

A empobrecida Coreia do Norte é vulnerável a desastres naturais, sobretudo cheias. Uma série de cheias e secas foi parcialmente responsável pela fome que matou centenas de milhares entre 1994 e 1998, tendo a má gestão e a perda de apoio soviético agravado a situação.

Enormes recursos do governo são gastos num programa de mísseis e armas nucleares que Pyongyang diz ser essencial para impedir o que considera a agressão dos Estados Unidos.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s